Cinema Paraíso 2019
Cinema ao ar livre em Julho e Agosto

Programa mensal

de Bryan Singer
10 JUL 22h00 — Parque da Devesa
de Tim Burton
11 JUL 22h00 — S. SIMÃO DE NOVAIS – Praça Jerónimo de Castro
de Giuseppe Tornatore
14 JUL 22h00 — CABEÇUDOS – Adro da Capela de Santa Catarina
de Christopher McQuarrie
17 JUL 22h00 — Parque da Devesa
de Peter Ramsey, Rodney Rothman, Bob Persichetti
24 JUL 22h00 — Parque da Devesa
de Paulo Rocha
25 JUL 22h00 — LEMENHE – Adro da Capela de Nossa Senhora do Carmo
de Christoph Lauenstein, Wolfgang Lauenstein, Sean McCormack
7 AGO 22h00 — Parque da Devesa
de Michael Radford
14 AGO 22h00 — Parque da Devesa
de Gilles Lellouche
21 AGO 22h00 — Parque da Devesa

10 22h00

BOHEMIAN RHAPSODY Bryan Singer Entrada livre

Parque da Devesa

Um filme autobiográfico sobre os Queen, uma das maiores bandas de rock de sempre. Apesar de ter Freddie Mercury como foco principal, é mostrada a amizade entre os seus elementos e as circunstâncias que os tornaram verdadeiros ícones do panorama musical da época. Um desses momentos cruciais acontece no concerto Live Aid, realizado no Estádio de Wembley (Londres), a 13 de Julho de 1985, onde Mercury - recebendo a ovação de uma plateia de quase 80 mil pessoas e vários milhões de espectadores em mais de 100 países -, abriu o espectáculo com "Bohemian Rhapsody". Essa actuação apoteótica é ainda hoje considerada uma das maiores “performances” da história do rock. Mercury viria a falecer devido a uma broncopneumonia, decorrente do síndrome da imunodeficiência adquirida humana (sida), de que era portador, em Londres, a 24 de Novembro de 1991. Tinha 45 anos.

11 22h00

DUMBO Tim Burton Entrada livre

S. SIMÃO DE NOVAIS – Praça Jerónimo de Castro

Da Disney e do visionário realizador Tim Burton, a nova e extraordinária aventura de ação real DUMBO, desenvolve-se a partir do clássico e acarinhado conto, onde as diferenças são celebradas, a família é valorizada e os sonhos ganham asas. O dono do circo, Max Medici convoca a ex-estrela, Holt Farrier e os seus filhos, Milly e Joe, para cuidarem de um elefante recém-nascido, cujas orelhas enormes fazem dele motivo de piada, num circo já em declínio. Mas, quando descobrem que Dumbo consegue voar, o circo volta à ribalta, atraindo o persuasivo empresário V.A. Vandevere, que recruta o peculiar ser para o seu mais recente parque de diversão, o Dreamland. Dumbo eleva-se para novos voos ao lado da encantadora e espetacular artista aérea, Colette Marchant, até Holt descobrir que atrás de todo o brilho, a Dreamland está repleta de segredos sombrios.

14 22h00

CINEMA PARAISO Giuseppe Tornatore Entrada livre

CABEÇUDOS – Adro da Capela de Santa Catarina

Roma, 1980. O cineasta Salvatore Di Vitta recebe um telefonema da mãe que lhe comunica a morte do seu velho amigo Alfredo. Salvatore – ou Totó – é invadido por recordações, revisitando a sua infância, na sua Sicília natal, quando vivia fascinado pela cabina mágica de Alfredo, o mal-humorado projeccionista do cinema da vila: o Cinema Paraíso. Grande sucesso da época, Cinema Paraíso reconcilia-se com uma tradição do cinema popular transbordante de generosidade e de referências cinematográficas, entre risos e lágrimas. Celebra este ano o seu 30o aniversário.

17 22h00

MISSÃO: IMPOSSÍVEL - FALLOUT Christopher McQuarrie Entrada livre

Parque da Devesa

Três unidades de plutónio são roubadas por um grupo terrorista com o intuito de construir armamento. Ethan Hunt é encarregue da missão de recuperá-las mas, num momento decisivo, ao invés de cumpri-la, opta por salvar a vida do seu colega Luther Stickell. Falhada a missão, Ethan passa a estar sob investigação por parte dos seus superiores da CIA. No entanto, decide completá-la por conta própria. Mas quando o chefe do grupo terrorista é morto, e Ethan se apropria da sua entidade para se aliar a uma traficante de armas de pseudónimo White Widow, para recuperar o plutónio, passa também a ser perseguido por toda uma rede criminosa. Colaborando com uns e perseguido por outros de todas as facções, entre notícias falsas e jogos duplos, Ethan Hunt está numa corrida em contra-relógio para evitar uma catástrofe a nível mundial. Escrita e dirigida por Christopher McQuarrie (realizador de filmes como "Missão Impossível: Nação Secreta" ou "Jack Reacher" e oscarizado pelo argumento de "Os Suspeitos do Costume"), a continuação da saga "Missão Impossível", protagonizada por Tom Cruise.

24 22h00

HOMEM-ARANHA: NO UNIVERSO ARANHA Peter Ramsey, Rodney Rothman, Bob Persichetti Entrada livre

Parque da Devesa

Miles Morales é um adolescente comum até descobrir que depois de ter sido picado por uma aranha, adquiriu superpoderes. Fã incondicional do Homem-Aranha, ele decide seguir-lhe os passos e dá início a uma vida dupla onde se dedica a capturar vilões e salvar pessoas em perigo. É então que lhe aparece o melhor professor que alguma vez poderia desejar: o próprio Peter Parker. Agora, para enfrentar um poderoso inimigo que ameaça destruir o mundo, Morales e Parker vão procurar todos os homens- aranha existentes nos diversos universos alternativos. Produzido pela Columbia Pictures e Sony Pictures Animation, um filme de animação baseado na popular série de banda desenhada da Marvel, criada por Stan Lee e publicada pela primeira vez em 1962.

25 22h00

O RIO DO OURO Paulo Rocha Entrada livre

LEMENHE – Adro da Capela de Nossa Senhora do Carmo

Paulo Rocha filmou, de forma admirável, uma fascinante história de paixão, ciúme e nostalgia na bela região do Douro. António, um velho patrão de um barco-draga, e Carolina, uma velha guarda-cancela, casam-se. Um dia, Mélita, a sobrinha, cai ao Rio do Ouro e António salva-a. O velho sente-se atraído pela rapariga e Carolina fica com ciúmes. Num comboio, Zé dos Ouros, um cigano vidente, tenta vender um colar a Mélita, mas tem uma visão sobre uma vida passada da rapariga: ela matou o amante e pintou com sangue o quarto onde se encontravam. Aterrado, Zé foge, mas Carolina vai atrás dele, quer que o cigano lhe desvende o segredo, lhe explique o que viu.

7 22h00

UMA AVENTURA DO OUTRO MUNDO Christoph Lauenstein, Wolfgang Lauenstein, Sean McCormack Entrada livre

Parque da Devesa

Esta é a história de Luís, um rapaz solitário de 12 anos que vê a sua vida transformada quando conhece Nag, Wabo e Mog, três alienígenas amorosos mas muito trapalhões cuja nave se despenhou no seu quintal. Fascinado com o que acaba de encontrar, torna-se imediatamente seu amigo. Mas, infelizmente, sabe que tem de os proteger de um inimigo mortal: o seu próprio pai, um ovnilogista convicto de que extraterrestres são seres muito perigosos...Realizado pelos irmãos Wolfgang e Christoph Lauenstein (vencedores do Óscar, em 1990, para Melhor Curta-metragem de animação com "Balance"), uma comédia animada para toda a família, co-produzida por A. Film, Ulysses Filmproduktion e Fabrique d'Images.

14 22h00

O CARTEIRO DE PABLO NERUDA Michael Radford Entrada livre

Parque da Devesa

Baseada no livro de Antonio Skármeta, esta longa-metragem conta a história da amizade entre o poeta chileno Pablo Neruda, exilado numa pequena ilha italiana, e o seu carteiro - um homem simples e quase analfabeto que pretende conquistar o coração da bela Beatrice com poesia. Enquanto o carteiro aprende que para escrever poemas basta deambular pela praia, onde as metáforas lhe ocorrem naturalmente, Neruda descobre a grandeza dos homens, que apesar de simples dão a vida pela revolução. O próprio filme é um longo poema, ao som das ondas grandes e pequenas, do vento que sopra e das redes tristes dos pescadores.

21 22h00

OU NADAS OU AFUNDAS Gilles Lellouche Entrada livre

Parque da Devesa

Natação sincronizada. É esta a solução que um grupo de homens na casa dos 40 e 50, cada um a navegar a sua própria crise de meia-idade, encontra para os seus problemas. Todos diferentes, unem-se para formarem a primeira equipa desse desporto da sua piscina, treinados por duas mulheres. Com Mathieu Amalric e Guillaume Canet à frente de um elenco que inclui também Virginie Efira, Leila Bekhti, Marina Foïs, esta comédia foi mostrada, fora de competição, na edição de 2018 do Festival de Cannes, tendo-se tornado depois um dos maiores êxitos de 2018 em França.

História do cineclube

O Cineclube de Joane nasceu em Setembro de 1998

O que moveu os fundadores foi a promoção do cinema, a vontade de dar a conhecer todos os espectros, geográficos e estilísticos, possibilitar o conhecimento da história do Cinema. Quem se lembraria de fundar um cineclube numa vila de um concelho, que embora fosse populoso não tinha um público cinéfilo? Para saber mais consulte o arquivo abaixo.

Arquivo

Documentos que contam a história

  • Documento de texto que descreve a evolução do cineclube ao longo dos anos assim como as suas principais iniciativas e parcerias.
  • Folha de cálculo actualizada com a listagem de todos os filmes exibidos, desde as primeiras sessões até às últimas, organizados por ano.

Os ficheiros estão disponiveis através dos documentos Google, e podem ser livremente descarregados em vários formatos.

Inscrições & newsletter

Indique o seu email para receber as condições e outras informações sobre como poderá tornar-se sócio e subscrever a nossa newsletter regular com a programação do cineclube e outra informação relevante.

Também se poderá inscrever ou saber mais deslocando-se à bilheteira de uma das nossas sessões. Ao tornar-se sócio usufrua das vantagens e descontos nas nossas actividades.

Trataremos o seu email com carinho e não o partilharemos com mais ninguém nem o utilizaremos para outros fins que não os acima descritos. Para fazer o nosso conteúdo chegar até si utilizamos o Mailchimp, pelo terá de concordar com termos de serviço do mesmo.