As sessões realizam-se no Pequeno auditório da Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão. Os bilhetes são disponibilizados no próprio dia, 30 minutos antes do início das mesmas.
Depois do seu sucesso na NWA (National Wrestling Alliance) durante as décadas de 1950/60, Fritz Von Erich (nascido Jack Barton Adkisson, em 1929) tornou-se treinador de Kevin, David, Kerry e Mike, quatro dos seus seis filhos. Mas a sua personalidade dominadora e exigente criou uma enorme pressão sobre os rapazes, incentivando a competição entre eles sem nunca lhes dar margem para falhas, resultando em vários triunfos, mas também numa grande tragédia familiar. “The Iron Claw” mostra a história deste clã sob o ponto de vista de Kevin, o único dos irmãos sobrevivente, e cujos filhos Ross, Marshall e Lacey se tornaram a terceira geração de Von Erich no ringue. Um drama realizado e escrito por Sean Durkin (“Martha Marcy May Marlene”, “O Ninho”) que conta a história da família Von Erich, famosa no competitivo mundo do “wrestling” profissional norte-americano.
Takumi e sua filha Hana moram numa pequena aldeia no centro de uma floresta nos arredores de Tóquio. A tranquilidade das suas existências é ameaçada quando ali surge um projecto de campismo de luxo que pretende atrair turistas com a promessa de experienciar a natureza em estado puro. A comunidade, que se habituou a rodear-se de montanhas e lagos quase inexplorados, opõe-se, percebendo o quanto isso pode alterar o equilíbrio do ecossistema e das suas vidas. Seleccionado para o Festival de Veneza de 2023, onde arrecadou o Grande Prémio do Júri, um drama de teor ambientalista com assinatura de Ryûsuke Hamaguchi. A banda sonora é da autoria da cantora e compositora Eiko Ishibashi, que já tinha colaborado com Hamaguchi no filme Drive My Car, que mereceu o Óscar de melhor filme internacional (Japão), categoria em que também arrecadou um Globo de Ouro e um BAFTA.
Ao Palace Hotel, castelo extraordinário de atmosfera gótica nos Alpes suíços, convergem os
obscenamente ricos de todo o mundo para a festa de Ano Novo de 2000. A 31 de dezembro,
Hansueli, o dedicado gerente, inspecciona o pessoal com zelo quase militar. Uma horda de
empregados de mesa, paquetes, chefes de cozinha e recepcionistas prepara-se para atender as
exigências dos hóspedes mais extravagantes. Enquanto se aproxima a aurora do novo milénio o
ambiente é tenso. Correm rumores sobre o Bug do Milénio e o caos financeiro que ele trará
consigo. Por baixo da superfície civilizada, o caos aguarda e as histórias de cada personagem dão
vida a uma comédia absurda, negra e provocadora. Filme da seleção oficial do Festival de Veneza
2023, fora de competição.
Na abertura da sessão, no âmbito da rede shortcutz, será exibida a curta-metragem
Musgo (2021, 15 min) de Alexandra Guimarães, Gonçalo L. Almeida: Uma menina é atraída
para o interior de um castanheiro, iniciando uma viagem mística pela região de
Trás-os-Montes. "Musgo" é uma docuficção etnográfica que explora expressões culturais
e afetivas de herança pagã no norte de Portugal.
Alaina está cansada de ser polícia na reserva de Pine Ridge e decide deixar de atender o rádio. A sua sobrinha Sadie passa uma longa noite à sua espera, sem sucesso. Magoada, decide iniciar a sua viagem com a ajuda do avô: voará no tempo e no espaço até à América do Sul, deixará finalmente de ver velhos westerns a preto e branco que não a representam de forma alguma, e tudo parecerá diferente quando ouvir os sonhos de outras pessoas, as que vivem na floresta. Mas não haverá conclusões definitivas… Os pássaros não falam com os humanos, mas se ao menos os conseguíssemos entender, eles teriam certamente algumas verdades para nos dizer. Eureka estreou no Festival de Cannes e tem no elenco Viggo Mortensen, Chiara Mastroianni, Rafi Pitts, Luísa Cruz, entre outros.
O que moveu os fundadores foi a promoção do cinema, a vontade de dar a conhecer todos os espectros, geográficos e estilísticos, possibilitar o conhecimento da história do Cinema. Quem se lembraria de fundar um cineclube numa vila de um concelho, que embora fosse populoso não tinha um público cinéfilo? Para saber mais consulte o arquivo abaixo.
Os ficheiros estão disponiveis através dos documentos Google, e podem ser livremente descarregados em vários formatos.
Indique o seu email para receber as condições e outras informações sobre como poderá tornar-se sócio e subscrever a nossa newsletter regular com a programação do cineclube e outra informação relevante.
Também se poderá inscrever ou saber mais deslocando-se à bilheteira de uma das nossas sessões. Ao tornar-se sócio usufrua das vantagens e descontos nas nossas actividades.
Trataremos o seu email com carinho e não o partilharemos com mais ninguém nem o utilizaremos para outros fins que não os acima descritos. Para fazer o nosso conteúdo chegar até si utilizamos o Mailchimp, pelo terá de concordar com termos de serviço do mesmo.