CINECLUBE DE JOANE

Março 2022
Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão

Programa mensal

de Pedro Almodovar
3 MAR 21h45
de Bárbara Virginia
5 MAR 17h30
de Bruno Dumont
10 MAR 21h45
de Margarida Cardoso
17 MAR 21h45
de Tomu Uchida
31 MAR 21h45

As sessões realizam-se no Pequeno auditório da Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão. Os bilhetes são disponibilizados no próprio dia, 30 minutos antes do início das mesmas.

3 21h45

Mães Paralelas Pedro Almodovar

Janis e Ana conhecem-se num quarto de uma maternidade, quando estão prestes a dar à luz. Janis já passou dos 40, apesar de não ser uma gravidez planeada, encara o momento com alegria. A jovem Ana, pelo contrário, está aterrorizada com o que está prestes a acontecer. Naquele momento tão marcante das suas vidas, elas vão criar um laço profundo que se prolongará pelo tempo.

5 17h30

SAMSARA + TRÊS DIAS SEM DEUS Bárbara Virginia Entrada livre

uma programação da Casa das Artes de Famalicão e do Cineclube de Joane

10 21h45

France Bruno Dumont Traz Outro Amigo Também

France, repórter de guerra e encenadora das suas reportagens no ecrã das televisões francesas, é uma celebridade no mundo do jornalismo. Experiente, dedicada e com um grande ego, ela tem milhares de fãs que a olham com admiração. Mas a obsessão pelo trabalho tem os seus custos, e France raramente gasta o seu tempo (ou emoções), com questões familiares. Mas quando um acidente de viação, do qual resulta um ferido, vem abalar a sua vida e a sua credibilidade, ela vê- se em grandes dificuldades em encontrar um rumo.

17 21h45

Yvone Kane Margarida Cardoso

Depois de uma tragédia que lhe roubou a vontade de viver, Rita decide voltar a África, ao país onde cresceu, e reencontrar Sara, a sua mãe. Enquanto Sara vive os últimos dias da sua vida procurando encontrar um sentido para o seu passado, Rita decide investigar o percurso de Yvone Kane, uma ex-guerrilheira e activista política cuja coragem e determinação marcou várias gerações e cuja morte nunca ficou esclarecida. Porém, apesar dos esforços, nenhuma das duas parece conseguir a redenção de que necessita…Um filme escrito e realizado por Margarida Cardoso ("A Costa dos Murmúrios"), que conta com Irene Ravache, Beatriz Batarda, Gonçalo Waddington, Mina Andala e Samuel Malumbe nos principais papéis.

24 21h45

Crónicas de França do Liberty, Kansas Evening Sun Wes Anderson

Tudo acontece na fictícia cidade francesa de Ennui-sur-Blasé, numa época indeterminada do século XX. Arthur Howitzer Jr. funda as "Crónicas de França", um boletim semanal que se torna a voz da sua geração, ao abordar assuntos de variados tipos, desde política internacional, arte ou temas mais humanistas. Quando Howitzer morre repentinamente, Herbsaint Sazerac, J. K. L. Berensen, Roebuck Wright e Lucinda Krementz, seus amigos e colaboradores, decidem publicar uma última edição da revista em jeito de homenagem. É assim que as memórias de Howitzer são transformadas num diário de viagem e em três histórias que se entrecruzam. Décimo filme do aclamado realizador Wes Anderson ("Os Tenenbaums - Uma Comédia Genial", "The Darjeeling Limited", "O Fantástico Senhor Raposo", "Moonrise Kingdom", "Grand Budapest Hotel").

31 21h45

CADA UM NA SUA COVA Tomu Uchida

A viúva Nobuko partilha residência com Tamiko e Junjiro, os dois filhos do seu falecido marido. Tamiko é uma jovem mulher com pretensões de independência, enquanto que Junjiro vive acamado, acometido por uma doença e a tristeza de uma separação recente. As tensões familiares crescem quando Nobuko decide procurar um pretendente para casar com Tamiko. A escolha recai entre o Dr. Ihara, mulherengo descarado, e o Senhor Komatsu, um romântico com problemas de assertividade. Autópsia das angústias do pós-guerra, Cada Um Na Sua Cova esboça um retrato imperdoável da nova sociedade Japonesa onde o “homem é o lobo do homem”.

História do cineclube

O Cineclube de Joane nasceu em Setembro de 1998

O que moveu os fundadores foi a promoção do cinema, a vontade de dar a conhecer todos os espectros, geográficos e estilísticos, possibilitar o conhecimento da história do Cinema. Quem se lembraria de fundar um cineclube numa vila de um concelho, que embora fosse populoso não tinha um público cinéfilo? Para saber mais consulte o arquivo abaixo.

Arquivo

Documentos que contam a história

  • Documento de texto que descreve a evolução do cineclube ao longo dos anos assim como as suas principais iniciativas e parcerias.
  • Folha de cálculo actualizada com a listagem de todos os filmes exibidos, desde as primeiras sessões até às últimas, organizados por ano.

Os ficheiros estão disponiveis através dos documentos Google, e podem ser livremente descarregados em vários formatos.

Inscrições & newsletter

Indique o seu email para receber as condições e outras informações sobre como poderá tornar-se sócio e subscrever a nossa newsletter regular com a programação do cineclube e outra informação relevante.

Também se poderá inscrever ou saber mais deslocando-se à bilheteira de uma das nossas sessões. Ao tornar-se sócio usufrua das vantagens e descontos nas nossas actividades.

Trataremos o seu email com carinho e não o partilharemos com mais ninguém nem o utilizaremos para outros fins que não os acima descritos. Para fazer o nosso conteúdo chegar até si utilizamos o Mailchimp, pelo terá de concordar com termos de serviço do mesmo.