CINECLUBE DE JOANE

Março 2024
Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão

Programa mensal

de Jonathan Glazer
7 MAR 21h45
de José Fonseca e Costa
14 MAR 21h45
de Paul Schrader
21 MAR 21h45
de Kinuyo Tanaka
28 MAR *21h00*

As sessões realizam-se no Pequeno auditório da Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão. Os bilhetes são disponibilizados no próprio dia, 30 minutos antes do início das mesmas.

7 MAR 21h45

A ZONA DE INTERESSE Jonathan Glazer Traz Outro Amigo Também

Enquanto milhões de pessoas são mortas nos campos de concentração concebidos pelos nazis, o comandante Rudolf Höss (1901-1947) e a sua mulher tentam transformar a vivenda que lhes foi atribuída, junto ao campo de extermínio de Auschwitz-Birkenau (comandado por Rudolf), num lar aconchegante. Naquele espaço murado, cheio de flores e árvores de frutos, a família Höss leva uma vida tranquila, ignorando conscientemente tudo o que se passa lá fora: os cheiros, os sons e o terrível sofrimento das vítimas. Estreado no Festival de Cinema de Cannes, onde arrecadou o Grande Prémio do Júri e o FIPRESCI. Seguindo uma perspectiva diferente do Holocauso, e sem nunca mostrar o que se passa dentro do campo de concentração, este drama tem realização e argumento do britânico Jonathan Glazer, que se inspira no livro homónimo de Martin Amis.

14 MAR 21h45

A BALADA DA PRAIA DOS CÃES José Fonseca e Costa

sessão incluída no projecto FILMar

Adaptação ao cinema do romance de José Cardoso Pires, "A Balada da Praia dos Cães", um dos melhores trabalhos do realizador José Fonseca e Costa, parte de um engenhoso argumento construído como um inquérito policial, que surpreende pela sua eficácia narrativa. Co-produzido por Portugal e Espanha, este filme de sinuosa atmosfera política e passional, sobre o caso de um preso político nos anos sessenta que aparece morto, dá origem a um complexo inquérito policial, não só para determinar a identidade do assassino como também a própria origem do crime. O filme abre com uma belíssima primeira imagem: um "travelling" na praia até junto de uns cães que rodeiam um cadáver. Uma imagem metafórica da incursão pela memória dos tempos e agruras do Portugal fascista. Cópia digitalizada pela Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema no âmbito do projecto FILMar, integrado no Mecanismo Europeu de Financiamento EEA Grants 2020-2024.

21 MAR 21h45

O Mestre Jardineiro Paul Schrader Entrada livre

sessão incluída na programação cultural da Semana Santa, em parceria com a Confraria Santas Chagas

Narvel Roth é o chefe dos jardineiros de Gracewood Gardens, a enorme propriedade de Norma Haverhill, uma viúva rica e exigente. De carácter calmo e controlado, ele é meticuloso no trabalho, que lhe serve de escape emocional. A vida ali corre tranquila até Norma decidir acolher em casa a sua problemática sobrinha Maya, que abandonou os estudos depois de perder os pais e que precisa de dar um novo rumo à sua vida. Narvel fica encarregue de apoiar Maya e de lhe ensinar a arte da hortofloricultura, algo que inicialmente o incomoda. Com o passar do tempo, porém, a relação entre eles estreita-se, o que vai desestabilizar a dinâmica daquela casa e fazer vir ao de cima segredos inesperados. Apresentado, fora de competição, no Festival de Cinema de Veneza, um “thriller” escrito e realizado por Paul Schrader ("American Gigolo", “No Coração da Escuridão”, “The Card Counter: O Jogador”), com actuações de Joel Edgerton, Sigourney Weaver e Quintessa Swindell.

28 MAR *21h00*

MULHERES DA NOITE Kinuyo Tanaka

precedido de palestra "Quem és tu, Kinuyo Tanaka"?, pelo programador Miguel Patrício

A jovem Kuniko mora num centro de reabilitação para ex-prostitutas. Apesar da gentileza da directora, a vida não é fácil e, como todas as suas camaradas, ela espera sair regenerada da instituição. Ela recebe uma oferta de emprego numa mercearia, mas o marido da senhoria e os homens da vizinhança são muito desregrados. Kuniko foge e vai trabalhar para uma fábrica. Diante da maldade dos demais funcionários, ela larga outra vez o emprego para ingressar numa estufa de rosas. Aí, a vida parece ficar mais fácil, mas o passado da jovem voltará para atormentá-la.

A projecção de Mulheres da Noite iniciar-se-á às 22h30, sendo precedida pela palestra “Quem és tu, Kinuyo Tanaka?” pelo programador Miguel Patrício, que terá o seu início às 21h00. Esta palestra, com duração de cerca de 1h30, traça o perfil artístico de Kinuyo Tanaka, uma das maiores actrizes japonesas e explora a progressão da sua carreira, as dificuldades que sentiu enquanto mulher, e a sua incursão tardia na realização. Sublinhamos que esta palestra não se debruça concretamente sobre os filmes que realizou, mas tende a dar a conhecer esta grande figura do cinema japonês e, podemos hoje dizê-lo, uma das maiores realizadoras da história do cinema.

História do cineclube

O Cineclube de Joane nasceu em Setembro de 1998

O que moveu os fundadores foi a promoção do cinema, a vontade de dar a conhecer todos os espectros, geográficos e estilísticos, possibilitar o conhecimento da história do Cinema. Quem se lembraria de fundar um cineclube numa vila de um concelho, que embora fosse populoso não tinha um público cinéfilo? Para saber mais consulte o arquivo abaixo.

Arquivo

Documentos que contam a história

  • Documento de texto que descreve a evolução do cineclube ao longo dos anos assim como as suas principais iniciativas e parcerias.
  • Folha de cálculo actualizada com a listagem de todos os filmes exibidos, desde as primeiras sessões até às últimas, organizados por ano.

Os ficheiros estão disponiveis através dos documentos Google, e podem ser livremente descarregados em vários formatos.

Inscrições & newsletter

Indique o seu email para receber as condições e outras informações sobre como poderá tornar-se sócio e subscrever a nossa newsletter regular com a programação do cineclube e outra informação relevante.

Também se poderá inscrever ou saber mais deslocando-se à bilheteira de uma das nossas sessões. Ao tornar-se sócio usufrua das vantagens e descontos nas nossas actividades.

Trataremos o seu email com carinho e não o partilharemos com mais ninguém nem o utilizaremos para outros fins que não os acima descritos. Para fazer o nosso conteúdo chegar até si utilizamos o Mailchimp, pelo terá de concordar com termos de serviço do mesmo.