CINECLUBE DE JOANE

Outubro 2024
Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão

Programa mensal

de Basil da Cunha
3 OUT 21h45
de Francis Ford Coppola
10 OUT 21h45
de Rodrigo Moreno
24 OUT 21h45
de Maurice Pialat
31 OUT 21h45

As sessões realizam-se no Pequeno auditório da Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão. Os bilhetes são disponibilizados no próprio dia, 30 minutos antes do início das mesmas.

3 OUT 21h45

MANGA D'TERRA Basil da Cunha

Terceira longa-metragem do luso-suíço Basil da Cunha - depois de “Até Ver a Luz” (2013) e de “O Fim do Mundo” (2019), também eles sobre a vida na Reboleira (Amadora) - “Manga d’Terra” conta a história de Rosa, uma jovem que deixa os filhos pequenos em Cabo Verde e chega a Portugal determinada a singrar na vida. Mas adaptar-se aos bairros da Reboleira, na periferia de Lisboa, é mais difícil do que poderia esperar e ela vê-se constantemente enredada na dinâmica entre os gangues do bairro e da própria polícia, que há muito deixou de fazer a distinção entre os verdadeiros criminosos e as pessoas de bem. Será na música e na generosidade demonstrada pelas mulheres da comunidade, que Rosa vai encontrar a força para seguir em frente. Com a cantora cabo-verdiana Eliana Rosa a dar vida a Rosa, a protagonista, “Manga d’Terra” conta também com a participação de vários moradores e ex-moradores do bairro da Reboleira. A banda sonora é da responsabilidade dos músicos cabo-verdianos Luís Firmino e Henrique Silva, criadores do colectivo Acácia Maior.

10 OUT 21h45

DO FUNDO DO CORAÇÃO Francis Ford Coppola

Las Vegas, 4 de Julho. Frannie (Teri Garr) e Hank (Frederic Forrest) comemoram cinco anos de relação com uma troca de prendas - ela oferece-lhe um cruzeiro a Bora-Bora, ele revela-lhe que acabou de pagar a casa. O problema é que os dois usaram o dinheiro que tinham em comum, o que acaba numa violenta discussão. Os dois seguem caminhos separados e acabam por se cruzar com outras personagens: Hank marca encontro com Leila (Nastassja Kinski), uma bela equilibrista do circo, e Frannie conhece o sedutor Ray (Raul Julia), com quem se envolve amorosamente. Mas, na manhã seguinte, Hank tenta convencer Frannie a voltar para casa. "Do Fundo do Coração" é uma fantasia romântica em tom de opereta que mais parece um musical de Minnelli. Obra-prima amaldiçoada, filme mítico de Francis Ford Coppola, estreia numa nova versão que o realizador fez e a que deu o subtítulo Reprise, num extraordinário Digital 4K.

24 OUT 21h45

OS DELINQUENTES Rodrigo Moreno Traz Outro Amigo Também

Empenhado em dar um novo rumo à sua vida e nunca mais trabalhar, Morán cria um plano arriscado: roubar 650 mil dólares dos cofres do banco onde trabalha, confessar, cumprir pena e depois usufruir calmamente do resultado do assalto. Para tornar o projecto viável, só tem de encontrar um cúmplice que aceite guardar o dinheiro durante os anos em que estiver detido. Para isso, convence o seu amigo Román (Esteban Bigliardi) a alinhar no esquema, mantendo-se o mais discreto possível para que, no fim, possam dividir os lucros. Tudo parece correr como o esperado até Román conhecer Norma, por quem se apaixona. Em exibição no Festival de Cinema de Cannes, Toronto, San Sebastián, Nova Iorque e também no português LEFFEST 2023 – onde arrecadou o Grande Prémio do Júri João Bénard da Costa –, uma comédia negra realizada e escrita pelo argentino Rodrigo Moreno.

31 OUT 21h45

A VIDA ÍNTIMA DE UM CASAL Maurice Pialat

Já Não Há Cinéfilos?!, Maurice Pialat, Outro País, Outro Cinema

Numa pequena cidade em Auvergne, uma mulher com cancro vive os últimos meses de vida. Ao seu redor, a sua família – um marido infiel, um filho que é como o pai e a sua nora — tem que acompanhar a sua agonia. Ela finalmente desaparece, deixando um grande vazio, mas a vida deve continuar. A terceira longa-metragem de Maurice Pialat, de um ciclo de oito filmes que dedicaremos ao cineasta francês.

História do cineclube

O Cineclube de Joane nasceu em Setembro de 1998

O que moveu os fundadores foi a promoção do cinema, a vontade de dar a conhecer todos os espectros, geográficos e estilísticos, possibilitar o conhecimento da história do Cinema. Quem se lembraria de fundar um cineclube numa vila de um concelho, que embora fosse populoso não tinha um público cinéfilo? Para saber mais consulte o arquivo abaixo.

Arquivo

Documentos que contam a história

  • Documento de texto que descreve a evolução do cineclube ao longo dos anos assim como as suas principais iniciativas e parcerias.
  • Folha de cálculo actualizada com a listagem de todos os filmes exibidos, desde as primeiras sessões até às últimas, organizados por ano.

Os ficheiros estão disponiveis através dos documentos Google, e podem ser livremente descarregados em vários formatos.

Inscrições & newsletter

Indique o seu email para receber as condições e outras informações sobre como poderá tornar-se sócio e subscrever a nossa newsletter regular com a programação do cineclube e outra informação relevante.

Também se poderá inscrever ou saber mais deslocando-se à bilheteira de uma das nossas sessões. Ao tornar-se sócio usufrua das vantagens e descontos nas nossas actividades.

Trataremos o seu email com carinho e não o partilharemos com mais ninguém nem o utilizaremos para outros fins que não os acima descritos. Para fazer o nosso conteúdo chegar até si utilizamos o Mailchimp, pelo terá de concordar com termos de serviço do mesmo.