CINECLUBE DE JOANE

Janeiro 2025
Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão

Programa mensal

de Ryusuke Hamaguchi
2 JAN 21h45
de Sean Baker
9 JAN 21h45
de Pedro Costa
16 JAN 21h45
de Ali Abbasi
23 JAN 21h45
de Maurice Pialat
30 JAN 21h45

As sessões realizam-se no Pequeno auditório da Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão. Os bilhetes são disponibilizados no próprio dia, 30 minutos antes do início das mesmas.

2 JAN 21h45

PAIXÃO Ryusuke Hamaguchi

Um jovem casal celebra a aproximação do seu casamento numa festa com amigos. Acidentalmente alguém revela um caso amoroso que o noivo teve no passado. Um filme sob influência de John Cassavetes, em que Hamaguchi narra com mestria a complexidade das relações e as suas feridas intrincadas e frequentemente inexprimíveis. O realizador de “Drive My Car” (2021) e Evil Does Not Exist - O Mal Não Está Aqui” (2023), encena este drama em torno do casal, em que a surpresa e o desconforto se instalam, dando origem a cisões entre o casal, com a tensão a aumentar nos dias subsequentes.

9 JAN 21h45

ANORA Sean Baker

A vida de Anora, uma jovem “stripper” cheia de sonhos, muda radicalmente quando conhece Ivan, que se apaixona por ela e lhe pede a mão em casamento. Depois de uma breve cerimónia em Las Vegas, os dois vivem momentos de pura paixão e entrega. Mas ele é filho de uma poderosa família de oligarcas russos e quando as notícias chegam aos seus ouvidos, decidem viajar até Nova Iorque para anular o casamento e levarem Ivan de volta ao seu país. Filme vencedor da Palma de Ouro na edição de 2024 do Festival de Cinema de Cannes, Anora é uma comédia romântica assinada por Sean Baker, realizador norte-americano dos filmes Tangerine e The Florida Project.

16 JAN 21h45

AS FILHAS DO FOGO + OSSOS Pedro Costa

"As Filhas do Fogo" – que é também o título do espectáculo multimédia que Pedro Costa criou com o ensemble de música barroca Os Músicos do Tejo, fundado e dirigido pelo maestro Marcos Magalhães e pela cravista e produtora Marta Araújo – estreou-se, fora de competição, no Festival de Cinema de Cannes. Em nove minutos é-nos contada a história de três irmãs cabo-verdianas (interpretada pelas cantoras Elizabeth Pinard, Alice Costa e Karyna Gomes) que chegam à Europa depois de uma devastadora erupção do vulcão da ilha do Fogo.

OSSOS – nova copia digital - Este foi o terceiro filme de Pedro Costa que, com "Sangue" (1991) e "Casa de Lava" (1995), já tinha mostrado ao público a matéria que compunha os seus filmes. Crónicas urbanas de miséria ou tristeza, que impressionam pela sua crueza, o filme desenrola-se num bairro de lata em Lisboa, onde Clotilde (Vanda Duarte) e a sua família partilham uma barraca com Tina (Maria Lipkina) e o seu companheiro. Clotilde desloca-se para o seu trabalho como mulher-a-dias, como faz todas as manhãs, enquanto Tina dá à luz numa maternidade. O filme ganhou o prémio de melhor fotografia no Festival de Cinema de Veneza, em 1997.

23 JAN 21h45

THE APPRENTICE - A HISTÓRIA DE TRUMP Ali Abbasi Traz Outro Amigo Também

Nova Iorque, década de 1970. Um jovem chamado Donald J. Trump – filho mais novo de Fred Trump, um “self-made man” que fez fortuna no ramo da construção civil – tenta de todas as formas provar o seu valor criando os seus negócios na área do mercado imobiliário. Nesse percurso, vai cruzar-se com Roy Cohn, um advogado e facilitador político que fez carreira ao colaborar com o senador Joseph McCarthy (1908-1957) durante a Caça às Bruxas. Cohn, conhecido pela sua ambição, manipulação e código de honra bastante duvidoso, vai revelar-se crucial no trajecto e nas formas de actuação de Trump nas várias dimensões da sua vida. Apresentado no Festival de Cinema de Cannes, esta biografia estreou-se nos cinemas norte- americanos a 11 de Outubro de 2024, a menos de um mês das eleições em que Trump concorre pela segunda vez ao cargo de Presidente dos EUA. Realizado por Ali Abbasi – também responsável por “Na Fronteira” (2018) e por “Holy Spider” (2022). O “The Apprentice” referido no título, é uma referência ao “reality show” criado por Mark Burnett, de que Trump foi produtor e apresentador entre 2004 e 2015.

30 JAN 21h45

POLICE Maurice Pialat

Já Não Há Cinéfilos?!, Maurice Pialat, Outro País, Outro Cinema

O inspetor Maugin está constantemente no encalço de pequenos traficantes de droga. Durante uma rusga, conhece Noria, namorada de um criminoso, e apaixona-se por ela. Ela torna-se sua amante, colocando a sua vida em perigo. Uma perturbadora Sophie Marceau em combinação com um tocante Gérard Depardieu, que interpreta o duro agente policial.

História do cineclube

O Cineclube de Joane nasceu em Setembro de 1998

O que moveu os fundadores foi a promoção do cinema, a vontade de dar a conhecer todos os espectros, geográficos e estilísticos, possibilitar o conhecimento da história do Cinema. Quem se lembraria de fundar um cineclube numa vila de um concelho, que embora fosse populoso não tinha um público cinéfilo? Para saber mais consulte o arquivo abaixo.

Arquivo

Documentos que contam a história

  • Documento de texto que descreve a evolução do cineclube ao longo dos anos assim como as suas principais iniciativas e parcerias.
  • Folha de cálculo actualizada com a listagem de todos os filmes exibidos, desde as primeiras sessões até às últimas, organizados por ano.

Os ficheiros estão disponiveis através dos documentos Google, e podem ser livremente descarregados em vários formatos.

Inscrições & newsletter

Indique o seu email para receber as condições e outras informações sobre como poderá tornar-se sócio e subscrever a nossa newsletter regular com a programação do cineclube e outra informação relevante.

Também se poderá inscrever ou saber mais deslocando-se à bilheteira de uma das nossas sessões. Ao tornar-se sócio usufrua das vantagens e descontos nas nossas actividades.

Trataremos o seu email com carinho e não o partilharemos com mais ninguém nem o utilizaremos para outros fins que não os acima descritos. Para fazer o nosso conteúdo chegar até si utilizamos o Mailchimp, pelo terá de concordar com termos de serviço do mesmo.