CINECLUBE DE JOANE

Julho 2025
Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão

Programa mensal

de Tim Burton
2 JUL *22h00*
de Gints Zilbalodis
9 JUL *22h00*
de Walter Salles
13 JUL *22h00*
de Edward Berger
16 JUL *22h00*
de Chris Sanders
20 JUL *22h00*
de Bong Joon Ho
13 AGO *22h00*
de Emmanuel Courcol
20 AGO *22h00*

As sessões realizam-se no Pequeno auditório da Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão. Os bilhetes são disponibilizados no próprio dia, 30 minutos antes do início das mesmas.

Inscrições & newsletter

Indique o seu email para receber as condições e outras informações sobre como poderá tornar-se sócio e subscrever a nossa newsletter regular com a programação do cineclube e outra informação relevante.

Também se poderá inscrever ou saber mais deslocando-se à bilheteira de uma das nossas sessões. Ao tornar-se sócio usufrua das vantagens e descontos nas nossas atividades.

Trataremos o seu email com carinho e não o partilharemos com mais ninguém nem o utilizaremos para outros fins que não os acima descritos. Para fazer o nosso conteúdo chegar até si utilizamos o Mailchimp, pelo terá de concordar com termos de serviço do mesmo.

20 *22h00*

ROBOT SELVAGEM (versão portuguesa) Chris Sanders Entrada livre


Requião – Polidesportivo de Requião

Após um acidente com a sua nave, a robô Roz desperta numa pequena ilha desabitada. Para “sobreviver”, vai ver-se forçada a algo para o qual nunca foi programada: adaptar-se àquele meio ambiente, que lhe parece tão maravilhoso quanto assustador. É assim que, aliando a sua extraordinária capacidade de aprendizagem com toda a informação com que foi concebida, aprende a enfrentar novas situações e a relacionar-se com os animais com que se cruza. Entre eles estão Fink, uma raposa sem papas na língua, e Brightbill, uma pequena cria de ganso que decide adoptar depois de assistir à eclosão do seu ovo. Serão eles que estarão do seu lado quando Roz perceber que a “vida” que conquistou naquele lugar, que agora ama e sente como sendo o seu lar, está em risco. Produzido pela DreamWorks Animation, este filme de animação de cariz ecológico fala sobre o poder da amizade e a capacidade de adaptação.

Título Original: The Wild Robot (EUA, 2024, 100 min)
Realização: Chris Sanders
Classificação: M/6


CINEMA PARAÍSO 2025_ Projecto Itinerante de Cinema Ao Ar Livre _ edição 26

É Verão, tempo de reencontrar os espectadores ao ar livre, em praças, parques e outros lugares, numa parceria reiterada do Cineclube de Joane com a Casa das Artes e o Município de Famalicão, à boleia da viagem 26 do Cinema Paraíso, que desde o Verão de 1999 já estacionou em mais quarenta lugares do extenso território de Famalicão. As sete projecções que integram o programa dividir-se-ão pelo Parque da Devesa (o seu principal palco desde 2013) e duas freguesias onde a itinerância do Cinema Paraíso se estreia: Lagoa e Requião.

As escolhas prosseguem um diálogo, na procura de alcançar vários públicos, com propostas diversificadas de cinema popular de várias proveniências e géneros, um calendário de produção do presente, que não esquece o diálogo com a história do cinema: o regresso de Tim Burton, liberto das amarras da Disney, a um dos seus primeiros projectos, com Beetlejuice Beetlejuice; duas animações notáveis, Flow – À Deriva (triunfante na noite dos Óscares) e Robot Selvagem, encontro feliz da natureza com a tecnologia; o humanismo a invadir o processo de selecção de um novo Papa, em Conclave, com um ensemble de actores comandado por Ralph Fiennes; o regresso de Bong Joon-Ho, realizador de Parasitas, em Mickey 17, uma aventura moldada pela ficção científica, com o protagonismo entregue a vários clones de Robert Pattinson; o encontro de irmãos, num êxito de público e crítica que nos chegou de França, em Siga a Banda!; e finalmente, Ainda Estou Aqui, que a partir de um episódio da ditadura militar no Brasil dos anos 1970, nos trouxe um dos filmes mais aclamados do ano, que foi premiado por Hollywood como o Melhor Filme Internacional na noite dos Óscares.

Venham, tragam um agasalho, uma manta ou uma cadeira de praia: o Cinema Paraíso projeta luz e histórias a partir das 22h00. A entrada é livre.

co-produção Cineclube de Joane e Casa das Artes de Famalicão

Sessões às 22h00, entrada livre.

APOIOS INSTITUCIONAIS (Parceiros)

Município de Vila Nova de Famalicão, Instituto do Cinema e do Audiovisual

APOIOS LOGÍSTICA

Parque da Devesa (Famalicão), União das Freguesias de Avidos e Lagoa e Junta de Freguesia de Requião