Siga-nos no Facebook / Twitter!

PROGRAMAÇÃO: NOVEMBRO de 2012

Filme
NOV
1
Foto
Wes ANDERSON

Filme
NOV
8
Foto
Hirokazu KOREEDA

Filme
NOV
14
Foto
Joseph L. Mankiewicz
* ENTRADA LIVRE!

Filme
NOV
15
Foto
Jacques DEMY
* ENTRADA LIVRE!

Filme
NOV
22
Foto
Abel FERRARA
* TRAZ OUTRO AMIGO TAMBÉM!

Filme
NOV
29
Foto
Semih KAPLANOGLU


Sala de exibições Pequeno auditório
Casa das Artes de V. N. de Famalicão
Parque de Sinçães - V. N. de Famalicão

bottom corner
 
   
O CINEMA DE TENESSEE WILLIAMS
Download do Dossier

Tenessee Williams foi um dos maiores dramaturgos americanos do sec. XX, tendo ganho o Prémio Pulitzer com duas das suas obras mais emblemáticas: Um Eléctrico Chamado Desejo e Gata em Telhado de Zinco Quente. A visão da América sulista de Williams foi muitas vezes alvo de adaptações por parte de Hollywood, muitas delas com êxito ao nível da crítica e do público, tendo o dramaturgo participado na escrita dos argumentos em várias dessas adaptações. A sua obra tem uma clara influência da sua biografia, nomeadamente na disfuncionalidade da sua família (sulista) e em temas como a homossexualidade, a instabilidade mental e o alcoolismo, tendo a sua irmã, Rose, sido uma notória influência na criação das suas personagens femininas de carácter excessivo e sonhador.

Neste ciclo de 5 filmes percorremos mais de dez anos de adaptações de Williams, no período dourado de Hollywood e com grandes autores na realização: Brooks, Huston, Kazan e Mankiewicz.


Sessão I
Um Eléctrico Chamado Desejo de Elia Kazan

Sinopse

Blanche DuBois é uma beldade sulista que gosta da virtude e da cultura, usando-as para esconder sentimentos de amargura e desilusão, além do vício do alcoolismo. Em visita à sua irmã Stella, em Nova Orleans, fica abalada com o ambiente que se vive em casa. Stella, por sua vez, teme a reacção do marido, Stanley, um homem rude e grosseiro que domina a mulher e que não gosta de Blanche. Pouco depois, Stanley fica furioso ao perceber que Blanche está a interferir no seu relacionamento com a mulher, acabando por descobrir o passado da cunhada e desmascará-la perante todos. Um Eléctrico Chamado Desejo, a versão integral da provocadora obra de Elia Kazan e Tennessee Williams, tal como teria sido exibida se não tivesse sido censurada nos EUA. O filme inclui três minutos de película inédita, na qual fica clara a química sexual entre Blanche DuBois (Vivien Leigh) e Stanley Kowalski (Marlon Brando), e a profunda paixão de Stella Kowalski (Kim Hunter) pelo seu marido Stanley. Nomeado para 12 Óscares da Academia incluindo Melhor Filme e vencedor de quatro galardões.

Ficha Técnica

Título original: A Streetcar Named Desire (EUA, 1951, 125 min)
Interpretação: Vivien Leigh, Marlon Brando, Kim Hunter,
Argumento: Tennessee Williams, Oscar Saul
Produção: Charles K. Feldman
Música: Alex North
Fotografia: Harry Stradling
Montagem: David Weisbart

Sessão II
Gata em Telhado de Zinco Quente de Richard Brooks

Sinopse

"Não vivo mais contigo", diz Maggie a Brick. "Nós apenas ocupamos a mesma gaiola, só isso". As emoções cruas e diálogo forte do vencedor do Pulitzer em 1955, Tennessee Williams, transformam a chuva numa tempestade, nesta versão cinematográfica, cujas ferozes interpretações e banda sonora, a transformaram logo num sucesso de bilheteira. Paul Newman ganhou a sua primeira nomeação para um Oscar, pela sua interpretação cheia de nuances de Brick, o perturbado antigo herói de desporto. Conquistando a sua segunda nomeação para um Oscar, Elizabeth Taylor transforma Maggie na Gata, cravando as suas garras e agarrando-se à vida, não como ela é, mas como ela queria que fosse um dia. Uma interpretação vívida de paixão e lealdade. Faz também parte do elenco Burl Ives (que volta a representar o seu papel original, que triunfou na Broadway).

Ficha Técnica

Poster Título original: Cat On a Hot Tin Roof (EUA, 1958, 108 min)
Interpretação: Elizabeth Taylor, Paul Newman, Burl Ives
Argumento: Richard Brooks, James Poe
Produção: Lawrence Weingarten
Música: Charles Wolcott
Fotografia: William H. Daniels
Montagem: Ferris Webster

Sessão III
Bruscamente no Verão Passado de Joseph L. Mankiewicz

Sinopse

Elizabeth Taylor e Katharine Hepburn receberam ambas nomeações para o Óscar de Melhor Actriz de 1960 por esta poderosa adaptação da peça de Tennessee Williams. A bela Catherine Holly (Elizabeth Taylor) é internada numa instituição psiquiátrica após testemunhar a horrível morte do seu primo nas mãos de um grupo de canibais. A tia de Catherine, Violet Venable (Katharine Hepburn), tenta levar o Dr. Cukrowicz (Montgomery Clift), um jovem neurocirurgião, a acabar com as obsessivas alucinações de Catherine por via cirúrgica. Mas neste processo, o Dr. Cukrowicz descobre que as alucinações de Catherine são de facto verdadeiras... e demasiadamente horríveis...

Ficha Técnica

Poster Título original: Suddenly, Last Summer (EUA, 1959, 109 min)
Interpretação: Elizabeth Taylor, Katharine Hepburn, Montgomery Clift
Argumento: Gore Vidal, Tennessee Williams
Produção: Sam Spiegel
Música: Malcolm Arnold, Buxton Orr
Fotografia: Jack Hildyard
Montagem: William Hornbeck, Thomas Stanford

Sessão IV
Corações na Penumbra de Richard Brooks

Sinopse

Chance Wayne, um jovem aspirante a actor, regressa à sua cidade natal no sul dos Estados Unidos, acompanhado de uma vedeta de Hollywood em decadência, com a esperança de reaver o seu antigo amor. Adaptação de uma peça de Tennessee Williams, onde Geraldine Page tem uma das suas mais dramáticas interpretações no papel de uma estrela de Hollywood em decadência que procura “reencontrar” a juventude através do corpo de um jovem Paul Newman, seu gigolo desencantado. “Anti‐herói”, num dos papéis da sua vida, raras vezes Paul Newman terá sido mais desejável do que em SWEET BIRD OF YOUTH. Geraldine Page foi nomeada para um oscar pelo seu papel no filme.

Ficha Técnica

Poster Título original: Sweet Bird of Youth (EUA, 1962, 120 min)
Interpretação: Paul Newman, Geraldine Page, Shirley Knight
Argumento: Richard Brooks
Produção: Pandro S. Berman
Fotografia: Milton R. Krasner
Montagem: Henry Berman

Sessão V
A Noite de Iguana de John Huston

Sinopse

Nesta adaptação da peça de Tennessee Williams filmada no México, à beira mar, com fotografia de Gabriel Figueroa, Burton é um padre renegado e alcoólico que ganha a vida como guia turístico. Ainda um pouco “Lolita” como no Kubrick anterior (LOLITA,1962), Sue Lyon assume a descontraída pele de jovem tentação. No papel da livre Maxine, Ava Gardner é a dona da fabulosa estalagem que será cenário do filme. Deborah Kerr é Hanna, auto -castrada neta do “poeta mais velho do mundo” por quem se faz acompanhar. THE NIGHT OF THE IGUANA é um dos mais reputados Huston. O mergulho pelos meandros do dilema entre o espírito e a carne, tema do último sermão do Reverendo Shannon na dramática sequência de abertura, é denso. A rodagem foi feliz. [Cinemateca Portuguesa]

Ficha Técnica

Poster Título original: The Night of Iguana (EUA, 1964, 125 min)
Interpretação: Richard Burton, Ava Gardner, Deborah Kerr, Sue Lyon
Argumento: Anthony Veiller, John Huston
Produção: Ray Stark
Música: Benjamin Frankel
Fotografia: Gabriel Figueroa
Montagem: Ralph Kemplen

bottom corner