Siga-nos no Facebook / Twitter!

PROGRAMAÇÃO: JULHO de 2012

Filme
JUL
5
Foto
Mia HANSEN-LØVE

Filme
JUL
11
Foto
Yorgos LANTHIMOS

Filme
JUL
12
Foto
Athina Rachel TSANGARI
* TRAZ OUTRO AMIGO TAMBÉM!

Filme
JUL
19
Foto
Werner HERZOG

CINEMA PARAÍSO
(sessões de Cinema ao Ar Livre)

Entrada livre
Filme
JUL
20
Foto
Gianni di Gregorio
* ENTRADA LIVRE!

Filme
JUL
21
Foto
Martin Scorsese
* ENTRADA LIVRE!

Filme
JUL
25
Foto
Phyllida Lloyd
* ENTRADA LIVRE!

Filme
JUL
26
Foto
Lee Chang-Dong
* ENTRADA LIVRE!

Filme
JUL
27
Foto
Banksy
* ENTRADA LIVRE!

Filme
JUL
28
Foto
Nicolas Winding Refn
* ENTRADA LIVRE!

Filme
JUL
29
Foto
J. J. Abrams
* ENTRADA LIVRE!

Sala de exibições Pequeno auditório
Casa das Artes de V. N. de Famalicão
Parque de Sinçães - V. N. de Famalicão

bottom corner
 
   
CINEMA PARAÍSO 2012 (20 a 29 de Julho, entrada livre)

O Cineclube de Joane promove, desde o Verão de 1999, sessões de Cinema ao Ar Livre numa iniciativa denominada CINEMA PARAÍSO. Este ano, na sua 12.ª edição, além das sessões na Praça 9 de Abril, no centro de Famalicão, prosseguirá a sua itinerância pelo concelho (presente em mais de 20 freguesias e empreendimentos habitacionais ao longo das anteriores edições) com sessões em Seide S. Miguel, Lousado e Lemenhe.

A edição deste ano tem dois parceiros institucionais: a Câmara Municipal de Famalicão e a Fundação INATEL.

  • Seide S. Miguel, Centro de Estudos Camilianos, 20 de Julho (6.ª feira) _ GIANNI E AS MULHERES
  • Lousado, Museu Ferroviário, 21 de Julho (Sábado) _ A INVENÇÃO DE HUGO
  • Lemenhe, Recinto do Santuário de Nossa Senhora do Carmo, 25 de Julho (4.ª feira) _ A DAMA DE FERRO

Famalicão, Praça 9 de Abril, 26 a 29 de Julho:

  • POESIA (26.Jul, 5.ª feira)
  • BANKSY - PINTA A PAREDE! (27.Jul, 6.ª feira)
  • DRIVE – RISCO DUPLO (28.Jul, Sábado)
  • SUPER 8 (29.Jul, Domingo)

Download do Dossier

Seide S. Miguel, Centro de Estudos Camilianos, 20 de Julho (6ª feira)
GIANNI E AS MULHERES

Sinopse

Gianni Gianni (Gianni di Gregorio) já passou dos sessenta e sente que, apesar de a sua vida de reformado girar à volta das mulheres, apenas existe para lhes satisfazer os pequenos caprichos. Um dia, em desabafo com Alfonso (Alfonso Santagata), o seu amigo mais chegado, confessa o quanto lhe custa a sensação de vazio romântico na sua existência. É então que Alfonso lhe lança o desafio: encontrar uma amante e acordar para a vida nos braços de uma bela mulher. Três anos depois do sucesso de "Almoço de 15 de Agosto", o realizador e argumentista Gianni di Gregorio regressa com mais uma comédia mordaz sobre os homens, as mulheres e a sabedoria do envelhecimento.

Título original: Gianni e le Donne (Itália, 2011, 89 min.)
Realização: Gianni di Gregorio
Interpretação: Gianni di Gregorio, Valeria de Franciscis Bendoni, Alfonso Santagata
Classificação: M/12


Lousado, Museu Ferroviário, 21 de Julho (Sábado)
A INVENÇÃO DE HUGO

Sinopse

Hugo Paris, 1930. Hugo Cabret, de 12 anos, foi criado pelo pai viúvo, cujo trabalho era cuidar do grande relógio da estação de comboios de Montparnasse. Quando este morre inesperadamente num incêndio, Hugo vai viver com o seu tio. Mas, pouco tempo depois, o parente desaparece sem deixar rasto. O rapaz vê-se então obrigado a viver em segredo no interior das paredes da gare. Enquanto sobrevive à custa de esmolas e pequenos roubos, tenta arranjar o autómato do seu pai, seguro de que depois de terminado lhe trará uma mensagem. É então que conhece Isabelle, uma menina que, tal como ele, vive em quase reclusão e abandono em casa do seu tio, um misantropo e sorumbático dono de uma loja de brinquedos. Estranhamente, Isabelle tem a chave em forma de coração que encaixa na pequena fechadura do autómato. Assim, com a amizade de Isabelle, Hugo acaba por viver a maior aventura da sua vida e aprender uma lição muito importante sobre os outros e sobre si mesmo.

Realizado por Martin Scorsese, "A Invenção de Hugo" é baseado no best-seller de Brian Selznick, que se inspira na verdadeira história do cineasta Georges Méliès (1861-1938). Depois de ganhar o Globo de Ouro para melhor realizador, está nomeado para 11 Óscares, entre os quais melhores filme, realizador e argumento adaptado.

Título original: Hugo (Grã-Bretanha/EUA, 2011, 126 min.)
Realização: Martin Scorsese
Interpretação: Ben Kingsley, Sacha Baron Cohen, Asa Butterfield
Classificação: M/12


Lemenhe, Recinto do Santuário de Nossa Senhora do Carmo, 25 de Julho (4.a feira)
A DAMA DE FERRO

Sinopse

DamaFerro Margaret Thatcher foi primeira e única mulher a assumir a chefia do Governo britânico, cargo que manteve entre 1979 e 1990. Hoje, octogenária, a "Dama de Ferro" luta contra a perda das suas faculdades que o envelhecimento lhe foi trazendo ao mesmo tempo que se debate entre memórias presentes e passadas. E, à medida que sente que tem de largar as recordações que a prendem ao passado e a Denis, o marido falecido há oito anos, vai fazendo uma retrospectiva do que foi a sua vida, entre triunfos e derrotas - políticas e pessoais. Assim, num redemoinho de recordações, Margaret faz uma longa viagem no tempo até compreender que, na verdade, existem momentos em que uma pessoa tem de perceber que a retirada é a melhor estratégia.

Um drama biográfico com realização de Phyllida Lloyd ("Mamma Mia!") e argumento de Abi Morgan. A actriz Meryl Streep dá corpo a Margaret Thatcher numa representação que, para além de vários outros prémios, lhe valeu a sua 17.a indicação para um Óscar.

Título original: The Iron Lady (Grã-Bretanha, 2011, 105 min.)
Realização: Phyllida Lloyd
Interpretação: Meryl Streep, Jim Broadbent, Olivia Colman
Classificação: M/12


FAMALICÃO, PRAÇA 9 DE ABRIL, 26.Jul (5ª feira)
POESIA

Sinopse

Poesia Numa pequena cidade na província de Gyeonggi, na Coreia do Sul, Mija (Yun Jong-hee) vive sozinha com o seu neto. Já na casa dos sessenta, vive de uma pensão e do dinheiro que ganha como empregada de um idoso doente. Um acaso leva-a a inscrever-se num curso de poesia. Em busca de inspiração, Mija esforça-se para olhar o mundo como se fosse a primeira vez. Mas algo de trágico está para acontecer e ela descobre que, afinal, a poesia não existe apenas nas coisas belas da vida. Este aclamado drama do veterano sul-coreano Lee Chang-Dong ("Oásis" e "Secret Sunshine") venceu o prémio de melhor argumento na edição de 2010 do Festival de Cannes.

Título original: Shi (Coreia do Sul / França, 2010, 137 min.)
Realização: Lee Chang-Dong
Interpretação: Yun Jung-hee, Lee David, Kim Hira
Classificação: M/12


FAMALICÃO, PRAÇA 9 DE ABRIL, 27.Jul (6ª feira)
BANKSY — PINTA A PAREDE!

Sinopse

Banksy É um documentário assinado pelo mítico artista de rua Banksy, que traça a história de um movimento, a street culture. O documentário segue vários artistas, alguns dos quais considerados hoje estrelas, entre os quais o próprio Banksy, que apesar do anonimato é um dos mais famosos artistas britânicos, ao mesmo tempo que perspectiva o valor da arte e o que é ou não considerado autêntico hoje em dia.

Título original: Exit Through the Gift Shop (Grã-Bretanha, 2010, 87 min.)
Realização: Banksy
Classificação: M/6


FAMALICÃO, PRAÇA 9 DE ABRIL, 28.Jul (sábado)
DRIVE – RISCO DUPLO

Sinopse

Drive Driver (Ryan Gosling) é um exímio condutor de automóveis que tem dois trabalhos: durante o dia é duplo de cinema em Hollywood, à noite transforma-se em motorista de um gang. Apesar da sua conivência, tem por regra nunca tomar parte activa nos assaltos reduzindo as suas funções ao simples acto de conduzir. Ver-se-á, porém, obrigado a ir contra o seu próprio código para ajudar Irene (Carey Mulligan), uma jovem mãe a viver sérias dificuldades, por quem se apaixonou. O marido desta acaba de sair da prisão e tem de participar de um roubo para pagar uma dívida. É então que o protagonista decide ajudá-lo, acabando com a cabeça a prémio.

Título original: Drive (EUA, 2011, 100 min.)
Realização: Nicolas Winding Refn
Interpretação: Ryan Gosling, Carey Mulligan, Albert Brooks
Classificação: M/16


FAMALICÃO, PRAÇA 9 DE ABRIL, 29.Jul (domingo)
SUPER 8

Sinopse

Super 8 Ohio, 1979. Uma noite, um grupo de adolescentes fascinado por cinema resolve ir filmar para perto de uma linha de comboios usando uma câmara Super 8. Enquanto filmam, testemunham o terrível descarrilamento e consequente explosão de um comboio. Mas, quando revêem o acontecimento em filme, o que de início parecia um mero acidente afinal é algo mais sinistro do que eles poderiam supor. E, quando vários desaparecimentos começam a suceder-se na cidade, eles compreendem que algo os associa ao acontecimento daquela noite. Decididos a desvendar o mistério, os adolescentes juntam-se e, em segredo, começam a investigar por conta própria. Um filme de J.J. Abrams ("Missão: Impossível 3", "Star Trek"), com Steven Spielberg na equipa de produtores executivos.

Título original: Super 8 (EUA, 2011, 112 min.)
Realização: J.J. Abrams
Interpretação: Elle Fanning, Amanda Michalka, Kyle Chandler
Classificação: M/12



Sessões às 22h00, entrada livre.

Caso as condições climatéricas não permitam a realização das sessões ao ar livre na Praça 9 de Abril, a projecção dos filmes será transferida para o Pequeno Auditório da Casa das Artes, no mesmo horário. Nos outros locais, será afixado, para a mesma situação, a sala de projecção alternativa.

APOIOS INSTITUCIONAIS (Parceiros)

Câmara Municipal de V. N. de Famalicão, Fundação INATEL, Ministério da Cultura / Instituto do Cinema e do Audiovisual Casa das Artes de Famalicão, Centro de Estudos Camilianos (Casa de Camilo)

APOIOS LOGÍSTICA

Semana da Juventude de Seide S. Miguel, Museu Ferroviário e Junta de Freguesia de Lousado, Confraria de Nossa Senhora do Carmo e GRECULEME - Grupo Recreativo e Cultural de Lemenhe

bottom corner