Siga-nos no Facebook / Twitter!

PROGRAMAÇÃO: JANEIRO 2015

Filme
JAN
8
Foto
Alain RESNAIS
* TRAZ OUTRO AMIGO TAMBÉM

Filme
JAN
14
Foto
Jim JARMUSCH
Filme
JAN
15
Foto
Jim JARMUSCH

Filme
JAN
22
Foto
Jonathan Glazer

Filme
JAN
28
Foto
Todd HAYNES
* ENTRADA LIVRE

Sala de exibições Pequeno auditório
Casa das Artes de V. N. de Famalicão
Parque de Sinçães - V. N. de Famalicão

bottom corner

 
   

DEBAIXO DA PELE de Jonathan Glazer

Sinopse

Debaixo da pele de Laura (Scarlett Johansson) está um alienígena. A sua missão é caçar seres humanos, pois a sua carne é um alimento para os da sua espécie. Com isso em mente, ela percorre a Escócia, seduzindo homens que leva para um estranho lugar onde são mantidos vivos para posterior consumo. Porém, ao longo do processo e contra todas as probabilidades, Laura descobre uma inesperada humanidade em si mesma que em nada lhe facilitará a tarefa.

Um filme de ficção científica realizado por Jonathan Glazer ("Sexy Beast", "Birth - O Mistério") que segue um argumento seu em parceria com Walter Campbell e que adapta o romance de estreia do novelista Michel Faber.

Download do Dossier

Ficha Técnica

Título original: Under the Skin (Grã-Bretanha, 2013, 108 min.)
Realização: Jonathan Glazer
Interpretação: Scarlett Johansson, Jeremy McWilliams, Lynsey Taylor Mackay
Produção: James Wilson, Nick Wechsler
Argumento: Walter Campbell, Jonathan Glazer
Musica: Mica Levi
Fotografia: Daniel Landin
Montagem: Paul Watts
Estreia: 8 de Maio de 2014
Distribuição: Lusomundo Audiovisuais
Classificação: M/12

Deste mundo e dos outros
João Lopes, Cinemax

Scarlett Johansson protagoniza aquele que é, desde já, um dos grandes acontecimentos cinematográficos de 2014: "Debaixo da Pele", de Jonathan Glazer, convoca-nos para uma experiência invulgar, algures na fronteira entre realismo e fantástico.

Será que podemos definir "Debaixo da Pele" (título original: "Under the Skin") como um filme de ficção científica? Sim — afinal de contas, esta é a história de uma alien, interpretada por Scarlett Johansson, que desce à Terra, apoderando-se do corpo de uma jovem, e viajando pelas paisagens da Escócia atraindo homens para um fim angustiante...

E será que podemos também classificar "Debaixo da Pele" como um filme tocado por toda uma herança realista ligada ao realismo britânico? Podemos dizer que sim, desde logo porque os ambientes são registados de forma muito directa, quase documental, sem esquecer que o realizador Jonathan Glazer é inglês (nascido em Londres, em 1965), tendo, por certo, a sua formação ligada a mestres como John Grierson (curiosamente, de origem escocesa).

Tudo isso nos pode ajudar a definir as singularidades de "Debaixo da Pele" e, ao mesmo tempo, tudo isso se revela insuficiente para darmos conta da estranha beleza e do bizarro fascínio de um filme que, goste-se muito ou goste-se pouco, tocará qualquer espectador pelo carácter único da sua experiência.

Porque é disso mesmo que se trata — de uma experiência que, em primeiríssimo lugar, valoriza o cinema, não exactamente como um instrumento de ilustração de histórias com "princípio-meio-e- fim", mas sim como uma ambiência audiovisual capaz de nos convocar para um desafio sistemático e subtil das formas correntes de percepção & pensamento.

Glazer, vale a pena recordar, já nos tinha envolvido numa aventura igualmente intensa com o belíssimo "Birth - O Mistério" (2004), em que Nicole Kidman interpretava uma jovem viúva, um dia visitada por um rapaz de 10 anos que lhe diz ser o seu marido reencarnado... Aliás, também no seu trabalho na área dos telediscos, Glazer assinou trabalhos notáveis que desafiam as lógicas correntes das imagens e das suas "mensagens" — vale a pena recordar o caso admirável de "Street Spirit (Fade Out)" (1996), dos Radiohead.

bottom corner