Siga-nos no Facebook / Twitter!
PROGRAMAÇÃO: JANEIRO 2015
Sala de exibições
Pequeno auditório
Casa das Artes de V. N. de Famalicão
Parque de Sinçães - V. N. de Famalicão

VOCÊS AINDA NÃO VIRAM NADA de Alain Resnais
Sinopse
Antoine d'Anthac (Denis Podalydès) é um famoso dramaturgo que, após a sua morte,
deixa um inesperado convite aos amigos que, em algum momento da sua carreira, participaram
nas suas várias encenações da peça "Eurídice". Em testamento deixa também uma declaração
em que lhes pede que orientem os actores de uma jovem companhia que espera voltar a encenar
a mesma peça e que precisa de aconselhamento. Assim, à medida que eles se envolvem com os
jovens actores e as suas personagens, as memórias são reavivadas e os sentimentos regressam
como se o tempo jamais tivesse passado.
Penúltima obra de Alain Resnais, um filme nostálgico sobre as armadilhas da memória. Conta com alguns dos mais importantes actores que, aqui, se interpretam a si mesmos. São eles Mathieu Amalric, Lambert Wilson, Michel Piccoli, Sabine Azéma, Anne Consigny, Hippolyte Girardot e Pierre Arditi.
Ficha Técnica
Título original: Vous n'Avez Encore Rien Vu (França, 2012, 115 min.)
Realização: Alain Resnais
Interpretação: Mathieu Amalric, Pierre Arditi, Sabine Azéma
Argumento: Laurent Herbiet e Alex Réval
Som: Jean-Pierre Duret, Gérard Hardy, Gérard Lamps
Montagem: Hervé de Luze
Música: Mark Snow
Fotografia: Eric Gautier
Produção: Jean-Louis Livi
Distribuição: Midas Filmes
Estreia: 9 de Outubro de 2014
Classificação: M/12
Alain Resnais brinca ao teatro
João Lopes, Cinemax
"Vocês Ainda Não Viram Nada" é o penúltimo título da riquíssima filmografia de Alain Resnais: uma viagem pelo artifício do teatro que desafia os limites da narrativa cinematográfica — um grande acontecimento!
Não poupemos as palavras: o lançamento simultâneo dos dois títulos finais de Alain Resnais — "Vocês Ainda Não Viram Nada" (2012) e "Amar, Beber e Cantar" (2014) — é um dos acontecimentos fulcrais deste ano cinematográfico. E também uma oportunidade muito especial para reavaliarmos o génio cinematográfico de Resnais a trabalhar com o... teatro!
No primeiro caso, "Vocês Ainda Não Viram Nada", o ponto de partida está em duas peças de Jean Anouilh ("Eurídice" e "Cher Antoine ou l’Amour Raté"), com um twist desconcertante: a personagem central, um encenador interpretado por Denis Podalydès, deixou um registo filmado de uma encenação sua (precisamente de "Eurídice") para ser visto e avaliado depois da sua morte por um grupo de actores que com ele colaboraram ao longo dos anos.
Desse evento pré-programado — vemos os actores sentados em frente do ecrã, um pouco como se nos víssemos num espelho que coincide com o ecrã — nasce um jogo de perversas diferenças e coincidências: Resnais filma, afinal, as contaminações entre o teatro e a vida, de acordo com uma lógica inventiva que pode pôr em causa as próprias relações entre actor e personagem. De tal modo que as personagens se chamam Sabine Azéma, Pierre Arditi, Mathieu Amalric, Lambert Wilson, Michel Piccoli...
Raras vezes se viu um cineasta ao mesmo tempo tão ágil neste equilíbrio instável verdade/artifício e tão inteligente no desafio aos limites tradicionais da ficção cinematográfica. Em última instância, "Vocês Ainda Não Viram Nada" é uma brincadeira com a teatralidade da vida, quer dizer, um exercício de puríssimo cinema.
