CINECLUBE DE JOANE

Novembro 2020
Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão

Atendendo à situação de calamidade estabelecida no âmbito da pandemia da doença covid-19, foram aplicadas um conjunto de "medidas especiais" aos 121 municípios com mais restrições, onde se inclui a obrigatoriedade de encerramento dos equipamentos culturais às 22h30.

Assim, e até alteração da situação vigente, as sessões promovidas pelo Cineclube de Joane na Casa das Artes de Famalicão passam a ter início às 19h00.


Programa mensal

de Werner Herzog
5 NOV 19h00
de Nanni Moretti
12 NOV 19h00
de Paulo Carneiro
19 NOV 19h00
de Oliver Laxe
26 NOV 19h00

As sessões realizam-se no Pequeno auditório da Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão. Os bilhetes são disponibilizados no próprio dia, 30 minutos antes do início das mesmas.

Inscrições & newsletter

Indique o seu email para receber as condições e outras informações sobre como poderá tornar-se sócio e subscrever a nossa newsletter regular com a programação do cineclube e outra informação relevante.

Também se poderá inscrever ou saber mais deslocando-se à bilheteira de uma das nossas sessões. Ao tornar-se sócio usufrua das vantagens e descontos nas nossas atividades.

Trataremos o seu email com carinho e não o partilharemos com mais ninguém nem o utilizaremos para outros fins que não os acima descritos. Para fazer o nosso conteúdo chegar até si utilizamos o Mailchimp, pelo terá de concordar com termos de serviço do mesmo.

12 19h00

PALOMBELLA ROSSA Nanni Moretti

Uma sátira ao panorama político italiano da altura em que foi feito, sendo, em particular, uma metáfora da situação então vivida pelo Partido Comunista Italiano. A ação decorre praticamente sempre dentro de uma piscina onde decorre uma partida de pólo aquático que reflete os confrontos em causa. Entre dois gags fabulosos (o desastre de carro e a grande penalidade), um homem (Nanni Moretti) procura reconhecer-se e encontrar a função que lhe cabe no mundo. É o filme em que ouvimos Moretti dizer “le parole sono importanti!”. E em que ouvimos o I’m on Fire de Bruce Springsteen numa inolvidável sequência aquática em suspenso.

Título original: Palombella Rossa (Itália, 1989, 85 min.)
Realização, Argumento: Nanni Moretti
Interpretação: Nanni Moretti, Silvio Orlando, Asia Argento, Mariella Valentini
Produção: Nanni Moretti, Angelo Barbagallo
Musica: Nicola Piovani
Fotografia: Giuseppe Lanci
Montagem: Mirco Garrone
Distribuição: Festa do Cinema Italiano
Estreia: 2 de Julho de 2020
Classificação: M/12
Uma grata recordação do cinema italiano: “Palombella Rossa”, de Nanni Moretti Jorge Leitão Ramos, Expresso

Nestes dias de agora — que deviam ser os da Festa do Cinema Italiano — ver “Palombella Rossa” é testemunhar o melhor dessa cinematografia.
Traumatizado por um acidente, o dirigente do Partido Comunista Italiano (PCI) e praticante empenhado de polo aquático Michele Apicella sofre um súbito acesso de amnésia. Nessa amnésia inclui-se a sua identidade ideológica. Ele sabe que é comunista, mas interroga-se: o que é isso de ser comunista?
A pergunta e a situação — que Moretti trabalha, naquele misto de humor e de angústia que tornou o seu cinema irresistível — decorre maioritariamente no interior de uma piscina e durante um jogo de polo aquático. Muitos dos lances funcionam, aliás, como metáforas da ação política (como naquela jogada em que o protagonista se interroga se deve atirar para a esquerda ou para a direita do guarda-redes da equipa contrária e, nessa indecisão, acaba por falhar o golo da vitória). Mais: a identidade perdida de Michele Apicella (Moretti) não é apenas uma questão de crença política, é uma impregnação que convoca todas as vertentes da vida, pelo que “Palombella Rossa” é uma reflexão global que, na Itália de 1989, caiu em cima do PCI (e da esquerda, em geral) como um acicate à inquirição e à mudança. Lembremos que o PCI, ao longo de 1990, fez uma profunda reflexão que o levou, em janeiro de 1991, a autodissolver-se (Moretti testemunharia todo esse processo em “La Cosa”).
“Palombella Rossa” é uma obra-prima divertidíssima que impôs definitivamente o seu realizador como figura de proa da cinematografia italiana. Estreou-se no Festival de Veneza de 1989, rodeado de polémica. Recusado na Seleção Oficial, ao tempo dirigida por Guglielmo Biraghi, acabou por passar como evento especial na Semana da Crítica, graças à determinação de Lino Miccichè, que, num gesto inédito, o fez programar — e tornou-se o grande acontecimento dessa edição da Mostra.
Nestes dias de agora — que deviam ser os da Festa do Cinema Italiano — ver “Palombella Rossa” é testemunhar o melhor dessa cinematografia.