CINECLUBE DE JOANE

Fevereiro 2023
Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão

Programa mensal

de Stéphane Brizé
2 FEV 21h45
de Cristèle Alves Meira
9 FEV 21h45
de Sergey Loznitsa
16 FEV 21h45
de Rainer Werner Fassbinder
23 FEV 21h45

As sessões realizam-se no Pequeno auditório da Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão. Os bilhetes são disponibilizados no próprio dia, 30 minutos antes do início das mesmas.

Inscrições & newsletter

Indique o seu email para receber as condições e outras informações sobre como poderá tornar-se sócio e subscrever a nossa newsletter regular com a programação do cineclube e outra informação relevante.

Também se poderá inscrever ou saber mais deslocando-se à bilheteira de uma das nossas sessões. Ao tornar-se sócio usufrua das vantagens e descontos nas nossas atividades.

Trataremos o seu email com carinho e não o partilharemos com mais ninguém nem o utilizaremos para outros fins que não os acima descritos. Para fazer o nosso conteúdo chegar até si utilizamos o Mailchimp, pelo terá de concordar com termos de serviço do mesmo.

9 21h45

Alma Viva Cristèle Alves Meira Traz Outro Amigo Também

Desde sempre que a pequena Salomé, filha de emigrantes portugueses em França, passa as férias de Verão na aldeia da sua família, em Trás-os-Montes. Ela e a avó, tida como bruxa pelos outros habitantes da aldeia, têm uma ligação muito próxima. Mas quando a velha senhora morre subitamente ao seu lado, a menina começa a sentir o espírito dela dentro de si e quase mata uma das vizinhas, que julga ser responsável pela sua morte. Estreado no Festival de Cinema de Cannes, “Alma Viva” marca a estreia na longa-metragem da luso-descendente Cristèle Alves Meira. A história, apesar de ficcional, contém diversos elementos biográficos e tenta fazer um retrato da cultura transmontana através dos olhos de uma criança. Filmado, durante o Verão de 2021, em Junqueira, no concelho de Vimioso (de onde é originária parte da família de Cristèle), este drama conta com as actuações de Ana Padrão, Lua Michel (filha da realizadora), Pedro Lacerda, Valdemar Santos e vários actores não profissionais, residentes na localidade.

Titulo Original: Alma Viva (Portugal/França/Bélgica, 2022, 85 min)
Realização: Cristèle Alves Meira
Interpretação: Lua Michel, Ana Padrão , Jacqueline Corado , Ester Catalão
Argumento: Cristèle Alves Meira, Laurent Lunetta
Fotografia: Rui Poças
Montagem: Pierre Deschamps
Produção: Pedro Borges, Gaëlle Mareschi
Distribuição: Midas Filmes
Estreia: 3 de Novembro de 2022
Classificação: M/14
Os fantasmas que nos acompanham Candidato de Portugal aos Óscares 2023, Alma Viva é a estreia destemida de Cristèle Alves Meira na longa-metragem. Um filme transmontano com sangue na guelra, amor fraterno, bruxaria e mulheres livres. Inês Lourenço, DN É luso-francesa, tem Trás-os-Montes no ADN e procura, através do cinema, o assombro da realidade. Cristèle Alves Meira já tinha dito ao que vinha com as curtas-metragens Sol Branco (2015), Campo de Víboras (2016) e Invisível Herói (2019), mas é Alma Viva que dilata e concentra um imaginário transcendente, aqui em relação direta com uma ideia de independência feminina. Sobre isso, a realizadora disse-nos, numa entrevista publicada esta semana no DN, que assumir plenamente o tema da bruxaria foi uma forma de contemplar "aquelas mulheres que ainda hoje são marginalizadas" por "não corresponderem ao destino que a sociedade lhes determinou". Numa palavra: independentes.
Em todo o caso, esclareça-se desde já que Alma Viva não é um panfleto feminista, e muito menos um filme circunscrito a um tema que torna a sua comunicação mais atrativa e colorida. Bem pelo contrário. O que fascina nesta primeira longa-metragem é a sua ousadia de fazer da matéria do fantástico um lugar de encontro real entre a mágoa adulta e a solidão mágica da infância. Essa de que se reveste a protagonista, Salomé (admirável interpretação de Lua Michel, filha da realizadora), uma menina francesa de regresso à aldeia natal da mãe, em Trás-os-Montes, onde passa os verões, para desta vez se confrontar com a morte da sua estimada avó. Tal evento marcante corta o filme ao meio, deixando para trás um início assente na curiosidade da criança - que espreita os rituais mediúnicos da avó e se sente confortável nessa linguagem esotérica -, e passando a observar o desgoverno da família que discute diante do corpo da matriarca defunta. Isto enquanto Salomé, à noite, possuída pelo espírito da avó, tenta ajustar contas com a "bruxa má" que se acredita ter causado a morte da sua rival...
Esta intriga de aldeia é parte do que torna Alma Viva um filme tão genuíno, revelando o ambiente conflituoso dos meios fechados, onde a vida dos outros é assunto sem dono. De resto, falamos de um cenário humano delicado e rude, bem conhecido da realizadora, que o conseguiu extrair de uma combinação de atores profissionais (entre eles, Ana Padrão e Jacqueline Corado) e não- profissionais. Homens e mulheres que usam do vernáculo tanto para exprimir o amor, como para fazer explodir a angústia. O vigor das cenas de família, com um quê de autobiográfico, estabelecem então um jogo de equilíbrio de tom com o mundo místico de Salomé, cuja herança espiritual da avó acaba por se revelar demasiado pesada.
Com fotografia de Rui Poças, que sabiamente modela os corpos maciços no calor da sua luz terrena (destaque-se um plano pictórico da avó, no quarto, a ser lavada pela filha), Alma Viva também não deve nada a uma certa escola de retratos da emigração portuguesa, mais ou menos simpáticos e generalistas. A sua densidade específica vem de um olhar atento à íntima tragédia humana, com as suas nuances de comédia, que nunca subtraem a beleza deste ato de existir em estado bruto, aberto ao diálogo com os mortos. Qualquer falta de tato poderia traduzir-se num outro filme, mas Cristèle Alves Meira tem arte para libertar os fantasmas.