As sessões realizam-se no Pequeno auditório da Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão. Os bilhetes são disponibilizados no próprio dia, 30 minutos antes do início das mesmas.
Rangum, Birmânia, 1917. Edward, um funcionário público do Império Britânico, foge da sua noiva Molly no dia em que ela chega para se casar. Durante as suas viagens, porém, o pânico dá lugar à melancolia. Contemplando o vazio da sua existência, o cobarde Edward interroga-se sobre o que terá sido feito de Molly... Determinada a casar e divertida com a atitude de Edward, Molly segue-lhe o rasto neste grande tour asiático. Prémio de melhor realização no Festival de Cannes 2024.
Depois de um golpe malsucedido o ter forçado a fugir de Berlim doze anos antes, Trojan, um criminoso, decide regressar e refazer a vida. Como precisa urgentemente de dinheiro, aceita fazer equipa com mais três assaltantes com a missão de roubar vários quadros no valor de quase um milhão e meio de euros para um coleccionador de arte que pretende manter o anonimato. Mas quando tudo parece milimetricamente alinhado, há algo que sai do seu controlo e eles vêem-se a lutar pela sobrevivência. Seleccionado para competir na 74.ª edição do Festival de Cinema de Berlim, um "thriller" realizado e escrito pelo alemão Thomas Arslan.
Sylvia (Jessica Chastain) é uma assistente social e mãe solteira que vai à reunião da turma de liceu. Isso não só abre feridas antigas como a faz cruzar-se com Saul (Peter Sarsgaard) um homem que se senta ao lado dela, sorrindo, e a persegue depois quando se vai embora. Na manhã seguinte, encontra-o a dormir perto de sua casa, liga ao irmão dele e percebe que ele sofre de demência com início precoce, com desorientação e problemas de memória. Ela reconhece-o, mas ele diz não se lembrar dela. É assim que começa um complexo drama do mexicano Michel Franco que teve estreia no Festival de Cinema de Veneza de 2023, onde competiu pelo Leão de Ouro, tendo conseguido um prémio Volpi Cup para melhor actor para Sarsgaard.
Onde Está o Pessoa?
A historiadora Leonor Areal pega em imagens da saída de um concerto do Teatro República
(antecessor do actual São Luiz) rodadas em 1913 e propõe ao espectador um jogo de “Onde Está
o Wally?” em busca de Fernando Pessoa, de quem se julgava não existirem imagens em
movimento. Não haverá mais de dois, três minutos de imagens desta “saída dos espectadores do
concerto sinfónico”, mas é uma delícia acompanhar o modo como Areal as vai desmontando,
identificando o dia em que tudo se passa e as personagens que vão aparecendo, com muitas
surpresas pelo caminho, desde Amadeo de Souza Cardoso, António Ferro, António Silva, Augusto
Ferreira Gomes, Eduardo Viana, Ernesto Vieira, Florbela Espanca, Jorge Barradas ou Stuart
Carvalhais. Seleccionado pelo Festival Il Cinema Ritrovato.
Onde Está o Zeca?
Uma produção A música portuguesa a gostar dela própria e Festival Política.
A música é emocional, toca nos sentidos e no colectivo, depois pode-se intelectualizar e
racionalizar o seu impacto, o seu discurso. Qualquer canção intervém num espaço público, pois
qualquer manifestação nesse espaço é sempre um acto político. Quem faz música e canções
além de autor tem o seu contexto, o seu percurso, as suas origens e as suas ideias. O que se
procura aqui é escutar esses autores e autoras e divulgar a sua voz fazendo uma análise
colectiva. José Afonso marcou um tempo mas continua ainda presente. Há ainda esta ideia muito
portuguesa de um rosto, de um indivíduo que marcou com a sua visão e forma de fazer
completamente diferente, que pode voltar e salvar isto tudo, mas não seremos todos nós capazes
de o fazer todos os dias? Onde está o Zeca? Onde estamos nós?
O que moveu os fundadores foi a promoção do cinema, a vontade de dar a conhecer todos os espectros, geográficos e estilísticos, possibilitar o conhecimento da história do Cinema. Quem se lembraria de fundar um cineclube numa vila de um concelho, que embora fosse populoso não tinha um público cinéfilo? Para saber mais consulte o arquivo abaixo.
Os ficheiros estão disponiveis através dos documentos Google, e podem ser livremente descarregados em vários formatos.
Indique o seu email para receber as condições e outras informações sobre como poderá tornar-se sócio e subscrever a nossa newsletter regular com a programação do cineclube e outra informação relevante.
Também se poderá inscrever ou saber mais deslocando-se à bilheteira de uma das nossas sessões. Ao tornar-se sócio usufrua das vantagens e descontos nas nossas actividades.
Trataremos o seu email com carinho e não o partilharemos com mais ninguém nem o utilizaremos para outros fins que não os acima descritos. Para fazer o nosso conteúdo chegar até si utilizamos o Mailchimp, pelo terá de concordar com termos de serviço do mesmo.