Siga-nos no Facebook / Twitter!

PROGRAMAÇÃO: Outubro 2016

Filme
OUT
6
Foto
Pablo Larraín

Filme
OUT
13
Foto
François Ozon
* TRAZ OUTRO AMIGO TAMBÉM

Filme
OUT
20
Foto
Werner Herzog

Close-up – Observatório de Cinema

Sala de exibições Pequeno auditório
Casa das Artes de V. N. de Famalicão
Parque de Sinçães - V. N. de Famalicão

bottom corner

 
   

UMA NOVA AMIGA de François Ozon

Sinopse

Laura e Claire sempre foram amigas inseparáveis. Quando a primeira morre devido a uma doença prolongada, deixando Davis, o marido, totalmente desconsolado e com uma filha bebé a seu cargo, Laura promete que os apoiará em tudo o que puder. Para isso, resolve ir a casa de David o máximo de vezes que conseguir para ajudar a cuidar da criança. Um dia, ao entrar sem aviso em casa dele, depara-se com uma desconhecida com a bebé ao colo. Há anos que ele guarda um segredo que está agora pronto para revelar. Entre eles nasce assim uma nova cumplicidade que decidem manter em segredo.

Com realização e argumento do aclamado realizador francês François Ozon ("Sob a Areia", "Swimming Pool", "O Tempo Que Resta", "Potiche - Minha Rica Mulherzinha", "Dentro de Casa"), um melodrama que adapta ao grande ecrã o conto homónimo da escritora inglesa Ruth Rendell (1930-2015). O protagonismo está entregue aos actores Romain Duris, Anaïs Demoustier, Raphaël Personnaz e Isild Le Besco.

Download do Dossier

Ficha Técnica

Título original: Une nouvelle amie
Realização e Argumento: François Ozon (França, 2014, 108 min.)
Interpretação: Romain Duris, Anaïs Demoustier, Raphaël Personnaz
Argumento e Realização - François Ozon:
Montagem: Laure Gardette
Produção: Eric Altmayer, Nicolas Altmayer
Música: Philippe Rombi
Distribuição: Leopardo Filmes
Estreia: 25 de Maio de 2016
Classificação: M/12

A verdade mais íntima
João Lopes, DN

Um dos mais originais criadores do actual cinema francês, François Ozon, está de volta com "Uma Nova Amiga", retrato de um invulgar triângulo amoroso inspirado num conto de Ruth Rendell.

Como definir, afinal, as linhas de força do cinema de François Ozon? Como ligar — se que é tal é possível — títulos tão fascinantes, e também tão diferentes, como "Gotas de Água sobre Pedras Escaldantes" (2000), adaptação de uma peça de Rainer Werner Fassbinder, "8 Mulheres" (2002), um musical, ou "O Tempo que Resta" (2005), uma reflexão sobre a aproximação da morte?

Talvez possamos responder através do novo lançamento com assinatura de Ozon, "Uma Nova Amiga", brilhante exercício narrativo inspirado num conto de Ruth Rendell ("The New Girlfriend"), definido a partir de um triângulo invulgar: duas amigas, Claire (Anaïs Demoustier) e Laura (Isilde Le Besco), e o marido de Laura, David (Romain Duris); quando Laura morre, Claire descobre que David "compensa" a falta da mulher, assumindo-se ele próprio como personagem feminina...

Que está em jogo, então? Seja qual for o registo dramático, "ligeiro" ou "grave", Ozon tende a colocar em cena personagens que transcendem os modelos de comportamento que, por razões públicas ou privadas, são levadas a assumir. Seria, por isso, um erro encarar a transfiguração de David como o assumir de uma posição "militante" — se ele desliza para a personagem de uma mulher (a que Claire dará o nome de Virginia), é tão só para ser fiel à verdade mais íntima dos seus desejos e do amor que neles se transporta.

Ozon consegue, assim, a proeza, ao mesmo tempo iconográfica e poética, de discutir o próprio conceito de personagem, nessa medida mobilizando os actores para um invulgar jogo de evidências e máscaras. No caso de "Uma Nova Amiga", importa destacar a subtil composição de Romain Duris, afinal superando e, de alguma maneira, ironizando a própria dicotomia sexual.

bottom corner