Siga-nos no Facebook / Twitter!

PROGRAMAÇÃO: Abril 2018

Filme
ABR
5
Foto
Mathieu Amalric

Filme
ABR
12
Foto
Park Chan-wook


Filme
ABR
26
Foto
Sérgio Oksman
* TRAZ OUTRO AMIGO TAMBÉM


Sala de exibições:
Pequeno auditório
Casa das Artes de V. N. de Famalicão
Parque de Sinçães - V. N. de Famalicão


bottom corner

 
   

O FUTEBOL, de Sérgio Oksman

Sinopse

Há 20 anos a viver em Espanha sem nunca mais ter visto o pai, Sergio reúne-se com ele no Brasil em 2014. O pretexto é a 20.a edição do Mundial de Futebol, durante os meses de Junho e Julho. Retomando o hábito antigo de assistirem juntos aos jogos de futebol, pai e filho esforçam- se por encontrar formas reaproximação, anulando, tanto quanto possível, o natural distanciamento causado por longos anos de ausência.

Estreado no Festival de Cinema de Locarno, um documentário ficcional – de teor autobiográfico – sobre Sérgio Oksman ("Goodbye, America", "A Story for the Modlins"), cineasta radicado em Espanha, e o pai Simão Oksman, que gere uma pequena empresa de electrónica em São Paulo, Brasil.

Download do Dossier

Ficha Técnica

Título original: O Futebol (Espanha / Brasil, 2015, 70 min.)
Realização: Sérgio Oksman
Fotografia: André Brandão
Argumento: Sergio Oksman, Carlos Muguiro
Montagem: Sergio Oksman, Carlos Muguiro
Estreia: 7 de Setembro de 2017
Classificação: M/12

Um pai de filme
Inês Lourenço, DN

O reencontro entre um pai e um filho que não se viam há mais de 20 anos. Esta é a base de O Futebol, um documentário concebido através de uma bonita jogada, sem recorrer ao show de bola ou simulações espalhafatosas para prender a nossa atenção.

O filho é o realizador brasileiro Sérgio Oksman, cujas memórias de infância com o pai, Simão, estão ligadas a esse desporto que noutra época se entranhava na vivência quotidiana, pelos relatos de rádio.

O futebol é então o motivo para o retomar, lento, do diálogo entre os dois, num Brasil tristonho em pleno Campeonato do Mundo (2014). "Não tem clima de Copa", diz Sérgio, e é nessa antítese da festa que se constrói o olhar sobre um homem de 70 anos, pouco dado a conversas - a não ser as de futebol - e que ainda trabalha para se sustentar. O humanismo desse olhar tem uma discreta força poética.

bottom corner