CINECLUBE DE JOANE

Abril 2024
Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão

Programa mensal

de Justine Triet
4 ABR 21h45
de Wim Wenders
11 ABR 21h45
de Mark Cousins
16 ABR 21h45
de Susana Sousa Dias
17 ABR 21h45
de Aki Kaurismäki
25 ABR 21h45

As sessões realizam-se no Pequeno auditório da Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão. Os bilhetes são disponibilizados no próprio dia, 30 minutos antes do início das mesmas.

4 ABR 21h45

ANATOMIA DE UMA QUEDA Justine Triet

Samuel é encontrado morto após cair da varanda da sua casa, situada nos Alpes franceses, onde vivia com a mulher, Sandra, uma famosa escritora alemã, e Daniel, o filho de onze anos de ambos. Quando as autoridades chegam para tomar conta da ocorrência, a dúvida instala-se: terá sido acidente, suicídio ou homicídio? Depois de algumas inconsistências no seu testemulho, Sandra torna-se suspeita de assassinato, algo que é agravado quando Daniel refere as recentes discussões entre o casal. Durante a investigação e, mais tarde, no longo processo em tribunal, o casamento deles é escrutinado ao mais ínfimo detalhe, com Daniel a ser pressionado a descrever a relação dos pais. Isso vai criar uma inevitável tensão na relação entre mãe e filho. Vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes em 2023 e considerado o melhor filme pela Academia do Cinema Europeu, “Anatomia de Uma Queda” está nomeado para 11 Césares e para cinco Óscares da Academia de Hollywood, entre eles os de melhor filme, realizador e actriz principal.

11 ABR 21h45

DIAS PERFEITOS Wim Wenders

A viver em Tóquio, Hirayama é um homem calmo e satisfeito com a vida. O pouco tempo que lhe sobra do trabalho como empregado de limpeza, dedica-o aos simples prazeres da leitura, da música e da fotografia. Sente-se agradecido por aquilo que tem e sabe encontrar sentido em cada detalhe. O seu passado vai sendo revelado ao longo do filme, à medida em que se vai cruzando com as pessoas que lhe são próximas. Em competição no Festival de Cinema de Cannes — onde Kôji Yakusho arrecadou o prémio de melhor actor —, um drama filmado no Japão por Wim Wenders, o aclamado realizador de “Paris, Texas”, Palma de Ouro em Cannes e “As Asas do Desejo”.

16 ABR 21h45

MARCHA SOBRE ROMA Mark Cousins

50 x 25 de Abril

Realizado pelo crítico e historiador de cinema Mark Cousins, este documentário é um objecto que se vai construindo através de círculos concêntricos, começando pelo ensaio cinematográfico, evoluindo para a análise histórica e tendo ainda tempo e espaço de nos deixar, naquele tom de teatralidade sussurrada que tem a voz de Cousins, todo o legado para os dias de hoje de um acontecimento central que colocou em movimento as águas da História: a ascensão do fascismo, na sua versão italiana, a de Benito Mussolini (1883-1945), ditador admirado e citado por gente tão diversa, mas igualmente amante de comícios a partir de varandas-púlpito, como Adolf Hitler, António de Oliveira Salazar, Vladimir Putin ou Donald Trump, estes últimos dois adeptos do mussoliniano credo “mais vale ser um dia leão do que cem dias cordeiro”. O título do filme refere a marcha realizada em Roma no dia 28 de outubro de 1922 por milhares de seguidores do fascismo. Foi durante esse evento que Mussolini, líder do Partido Nacional Fascista, foi nomeado primeiro-ministro pelo rei Vítor Manuel III (1869-1947).

17 ABR 21h45

48 Susana Sousa Dias

50 x 25 de Abril

Partindo de uma série de fotografias de prisioneiros políticos, Susana Sousa Dias ("Natureza Morta) volta a centrar-se no período do Estado Novo e realiza um documentário sobre os 48 anos de ditadura em Portugal (1926-1974). Mostrando os rostos das vítimas da PIDE, pretende-se que o espectador observe cada imagem ouvindo, em voz off, o depoimento vivo da pessoa em questão, usando as pausas e os silêncios como meio de reflexão. Para Sousa Dias, o filme "procura operar na zona entre o que a fotografia mostra e o que ela não revela; mas também entre a analogia e a estranheza, o enunciado e o vivido, a imagem e a memória." GRAND PRIX 2010 no Cinéma du Réel, França

18 ABR 21h45

Um Corpo Que Dança - Ballet Gulbenkian 1965-2005 Marco Martins

50 x 25 de Abril

Encomendado pela Fundação Calouste Gulbenkian, com produção da Vende-se Filmes e o apoio da RTP, “Um Corpo que Dança” tem autoria de Marco Martins – realizador de "Alice" (2005), "Como Desenhar Um Círculo Perfeito" (2009) e “São Jorge” (2016) – e traça o percurso do Ballet Gulbenkian, considerada uma das maiores companhias de dança portuguesa do século XX. Apoiando-se em imagens de arquivo e entrevistas a criadores, a historiadores, a bailarinos e a ex- directores, o realizador mostra-nos a história desta companhia, desde o seu início, em 1965, até à sua extinção em 2005. Ao mesmo tempo, é mostrado todo o contexto político, económico e social de Portugal ao longo desses 40 anos.

25 ABR 21h45

FOLHAS CAÍDAS Aki Kaurismäki Traz Outro Amigo Também

Ansa e Holappa são duas pessoas solitárias que, certa noite, se conhecem em Helsínquia (Finlândia). Apesar da timidez de ambos, surge entre eles uma química tão forte que decidem combinar um próximo encontro. Mas as coisas complicam-se quando, devido a uma série de equívocos, perdem o rasto um do outro. Prémio do Júri no Festival de Cannes e considerado o melhor filme de 2023 pela revista Time e pela FIPRESCI (Federação Internacional de Críticos de Cinema), um drama que tem assinatura do aclamado realizador finlandês Aki Kaurismäki. “Folhas Caídas” completa a tetralogia sobre classe trabalhadora que iniciou com os filmes "Sombras no Paraíso" (1986), "Ariel" (1988) e "A Rapariga da Fábrica de Fósforos" (1990).

História do cineclube

O Cineclube de Joane nasceu em Setembro de 1998

O que moveu os fundadores foi a promoção do cinema, a vontade de dar a conhecer todos os espectros, geográficos e estilísticos, possibilitar o conhecimento da história do Cinema. Quem se lembraria de fundar um cineclube numa vila de um concelho, que embora fosse populoso não tinha um público cinéfilo? Para saber mais consulte o arquivo abaixo.

Arquivo

Documentos que contam a história

  • Documento de texto que descreve a evolução do cineclube ao longo dos anos assim como as suas principais iniciativas e parcerias.
  • Folha de cálculo actualizada com a listagem de todos os filmes exibidos, desde as primeiras sessões até às últimas, organizados por ano.

Os ficheiros estão disponiveis através dos documentos Google, e podem ser livremente descarregados em vários formatos.

Inscrições & newsletter

Indique o seu email para receber as condições e outras informações sobre como poderá tornar-se sócio e subscrever a nossa newsletter regular com a programação do cineclube e outra informação relevante.

Também se poderá inscrever ou saber mais deslocando-se à bilheteira de uma das nossas sessões. Ao tornar-se sócio usufrua das vantagens e descontos nas nossas actividades.

Trataremos o seu email com carinho e não o partilharemos com mais ninguém nem o utilizaremos para outros fins que não os acima descritos. Para fazer o nosso conteúdo chegar até si utilizamos o Mailchimp, pelo terá de concordar com termos de serviço do mesmo.