CINECLUBE DE JOANE

Setembro 2024
Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão

Programa mensal

de Stéphan Castang
5 SET 21h45
de Thien An Pham
12 SET 21h45
de Marco Bellocchio
19 SET 21h45
de Maurice Pialat
26 SET 21h45

As sessões realizam-se no Pequeno auditório da Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão. Os bilhetes são disponibilizados no próprio dia, 30 minutos antes do início das mesmas.

5 SET 21h45

VINCENT TEM DE MORRER Stéphan Castang

Vincent tinha uma vida perfeitamente normal até se dar conta que, de um momento para o outro e sem qualquer razão que o justifique, se tornou vítima de constantes tentativas de assassinato. O mais estranho em tudo isso é que os ataques surgem de pessoas aleatórias que, aparentemente, se sentem compelidas a matá-lo, sejam eles seus amigos, colegas de trabalho ou perfeitos desconhecidos. Em pânico e sem saber lidar com algo que escala de dia para dia, ele afasta-se o mais possível dos seus semelhantes. Até que se alia a Margaux, que parece ser a única que não o quer ver morto e que o pode ajudar a escapar a um destino horrível. Nomeado para o prémio Câmara de Ouro na Semana da Crítica do Festival de Cinema de Cannes e em competição na 18ª edição do MOTELX, “Vincent Tem de Morrer” recebeu o prémio do público no Champs-Élysées Film Festival.

12 SET 21h45

NO INTERIOR DO CASULO AMARELO Thien An Pham Traz Outro Amigo Também

Inesperadamente, Thien recebe a notícia da morte da cunhada e fica responsável por cuidar do sobrinho Dao, de 5 anos. Regressa à aldeia onde nascera, para organizar o funeral, e ir à procura do irmão, e pai de Dao, que partira há anos. À medida que emerge do que parece ser um longo estado de dormência, torna-se claro que a busca que Thien empreende não é apenas pelo seu irmão, mas também por ele próprio. Neste filme-casulo sentimo-nos transportados para uma outra realidade e embrenhados numa descoberta transcendental despertada por uma catástrofe. Vencedor da Caméra d’or no Festival de Cannes de 2023, No Interior do Casulo Amarelo é uma magnífica e surpreendente primeira obra.

19 SET 21h45

O Rapto Marco Bellocchio

Edgardo Mortara nasceu em 1851, em Bolonha (Itália), no seio de uma família judia. Após ter ficado doente, uma empregada, julgando que ele estava à beira da morte, baptizou-o às escondidas. Segundo a doutrina católica da época, o baptismo era considerado um sacramento irrevogável, tornando a criança parte da Igreja Católica. Quando as autoridades da Igreja tomaram conhecimento disso, tinha ele seis anos, decidiram que a criança tinha de ser retirada à sua família judaica. Edgardo foi então levado à força de sua casa e entregue à custódia do Papa Pio IX e criado como católico. Os pais, desesperados, fizeram de tudo para recuperar o filho, apelando a todas as instituições. O caso correu mundo e causou indignação e protestos generalizados, com muitos líderes políticos, intelectuais e membros da comunidade judaica a oporem-se à decisão papal. Estreado no Festival de Cinema de Cannes, este drama biográfico tem realização do italiano Marco Bellocchio e conta a história verídica de Edgardo Mortara (1851- 1940).

26 SET 21h45

QUANDO O AMOR ACABA Maurice Pialat

Já Não Há Cinéfilos?!, Maurice Pialat, Outro País, Outro Cinema

Durante seis anos, Jean e Catherine foram amantes. Ele nunca quis o divórcio e ainda mora com a esposa. Ela mora em casa dos seus pais. Vêem-se todos os dias em hotéis, carros, durante as férias, fins de semana. Eles amam-se, discutem, brigam e depois reconciliam-se. Um dia Catarina decide romper a relação. O primeiro grande êxito de Pialat, que valeu a Jean Yanne o prémio de melhor interpretação masculina no Festival de Cannes. Pialat abordou um dos temas mais frequentes no cinema francês, a crise de um casal. Mas com a sua capacidade de trabalhar em blocos dramáticos intensos e concentrados, Pialat deu a este filme largamente autobiográfico uma enorme força, graças à capacidade de filmar os actores como se se tratasse de um documentário e de os forçar a abandonar os hábitos que tornam o trabalho mais fácil e menos interessante.

História do cineclube

O Cineclube de Joane nasceu em Setembro de 1998

O que moveu os fundadores foi a promoção do cinema, a vontade de dar a conhecer todos os espectros, geográficos e estilísticos, possibilitar o conhecimento da história do Cinema. Quem se lembraria de fundar um cineclube numa vila de um concelho, que embora fosse populoso não tinha um público cinéfilo? Para saber mais consulte o arquivo abaixo.

Arquivo

Documentos que contam a história

  • Documento de texto que descreve a evolução do cineclube ao longo dos anos assim como as suas principais iniciativas e parcerias.
  • Folha de cálculo actualizada com a listagem de todos os filmes exibidos, desde as primeiras sessões até às últimas, organizados por ano.

Os ficheiros estão disponiveis através dos documentos Google, e podem ser livremente descarregados em vários formatos.

Inscrições & newsletter

Indique o seu email para receber as condições e outras informações sobre como poderá tornar-se sócio e subscrever a nossa newsletter regular com a programação do cineclube e outra informação relevante.

Também se poderá inscrever ou saber mais deslocando-se à bilheteira de uma das nossas sessões. Ao tornar-se sócio usufrua das vantagens e descontos nas nossas actividades.

Trataremos o seu email com carinho e não o partilharemos com mais ninguém nem o utilizaremos para outros fins que não os acima descritos. Para fazer o nosso conteúdo chegar até si utilizamos o Mailchimp, pelo terá de concordar com termos de serviço do mesmo.