Siga-nos no Facebook / Twitter!

PROGRAMAÇÃO: OUTUBRO 2013

Filme
OUT
3
Foto
Carlos REYGADAS

Filme
OUT
9
Foto
Luchino VISCONTI
* ENTRADA LIVRE!

Filme
OUT
10
Foto
Catarina RUIVO

Filme
OUT
17
Foto
Joachim LAFOSSE
* ciclo CINEMA EUROPA, Prémios Lux do Parlamento Europeu

Filme
OUT
18
Foto
Andrea SEGRE
* ciclo CINEMA EUROPA, Prémios Lux do Parlamento Europeu

Filme
OUT
23
Foto
Claire DENIS
* ciclo CINEMA EUROPA, Prémios Lux do Parlamento Europeu

Filme
OUT
24
Foto
Ursula MEIER

Filme
OUT
31
Foto
Terence DAVIES
* TRAZ OUTRO AMIGO TAMBÉM!


Sala de exibições Pequeno auditório
Casa das Artes de V. N. de Famalicão
Parque de Sinçães - V. N. de Famalicão

bottom corner

 
   

IO SONO LI de Andrea Segre

Sinopse

Shun Li trabalha num laboratório têxtil na periferia de Roma para obter os documentos necessários à chegada do filho em Itália. De repente, é transferida para perto de Veneza, para trabalhar como empregada de balcão numa taberna que Bepi, pescador de origem eslava, chamado ‘o Poeta’, costuma frequentar. O encontro entre eles é uma fuga poética da solidão, um diálogo silencioso entre culturas diferentes que já não são distantes. Esta amizade, porém, incomoda quer a comunidade chinesa quer a local, que se opõem a esta relação da qual talvez ainda tenham demasiado medo.

Vencedor do prémio Lux, reconhecimento dado pelo Parlamento Europeu aos filmes considerados portadores de valores sociais pela integração das comunidades da Europa. Um filme excepcionalmente poético.

Download do Dossier

Ficha Técnica

Titulo Original: Io Sono Li (Itália/França, 2011, 96 min)
Realização: Andrea Serge
Interpretação: Zhao Tao, Rade Sherbedgia, Marco Paolini, Roberto Citran, Giuseppe Battiston
Argumento: Marco Pettenello, Andrea Segre
Fotografia: Luca Bigazzi
Montagem: Sara Zavarise
Música: François Couturier
Produção: Jolefilm con Aeternam Films
Distribuição: 8 1/2 Festa do Cinema Italiano
Classificação: M /12

Críticas

'Io Sono Li' vence Festa do Cinema Italiano em Lisboa
DN, 29 março 2013

O filme de Andrea Segre 'Io sono Li' venceu a sexta edição do 8 1/2 Festa do Cinema Italiano, que terminou ontem em Lisboa, atingindo uma assistência global de 11 mil pessoas, em oito dias, nas salas e eventos do festival. 'Io sono Li', considerado o melhor filme entre os títulos do novo cinema italiano em competição, recebeu o Prémio Oficial Rottapharm Madaus e o Prémio do Público, este último determinado pelos espetadores do festival, em votação direta no final das sessões. O ator Valerio Mastandrea, protagonista do filme 'Gli Equilibristi', de Ivano Matteo, recebeu a Menção Honrosa do Júri. O realizador Bruno de Almeida, o programador cultural e diretor artístico Giacomo Scalisi, o ator Marcello Urgeghe e o crítico de cinema João Lopes formaram o júri.

'Io sono Li' conta a história de Shun Li, uma imigrante chinesa que trabalha num laboratório têxtil, na periferia de Roma, para juntar dinheiro e obter os documentos necessários à chegada do filho a Itália. Transferida para perto de Veneza, onde passa a trabalhar como empregada de balcão, numa taberna, a mulher cruza-se com Bepi, pescador de origem eslava, chamado 'O Poeta'. O encontro entre eles é uma fuga poética da solidão, um diálogo silencioso entre culturas diferentes, que já não são distantes. Esta amizade, porém, incomoda quer a comunidade chinesa quer a local, que se opõem à relação, da qual talvez ainda tenham demasiado medo.

'Io sono Li' foi distinguido, em 2012, com o Prémio LUX de Cinema do Parlamento Europeu, tendo recebido igualmente os prémios italianos Franco Cristaldi e L'Arco d'oro, para o melhor filme, em 2012. A protagonista, Zhao Tao, foi também distinguida como melhor atriz, em Itália.

bottom corner